A corrida é uma das atividades físicas mais versáteis que existem, uma vez que pode ser feita dentro de uma academia ou nas ruas e não exige muitos equipamentos especiais para ser realizada. Aliada na hora de perder os quilos extras e aumentar a resistência, a prática tem ganhado cada vez mais adeptos, mas pode se tornar uma experiência ruim para os iniciantes caso não seja feita de maneira correta. Por isso a gente veio aqui dar umas dicas para quem deseja inicar essa caminhada… quer dizer, corrida!
O essencial antes de começar qualquer tipo de atividade física é passar por uma avaliação médica. Além disso, avaliações posturais e nutricionais também são indicadas para garantir que tudo corra bem durante o exercício. Depois disso, algumas outras dicas são valiosas para os novos corredores. Dá uma olhada e comece a se preparar!
Vestuário: o corredor deve usar roupas confortáveis, que não limitem os movimentos e que, de preferência, não tenham acessórios que se movimentem durante a corrida. Além disso, o tênis utilizado deve ser próprio para corridas e escolhido de acordo com a pisada da pessoa.
Frequência: para adquirir resistência e melhorar o condicionamento físico é preciso começar caminhando pequenas distâncias que gradativamente evoluem para corridas de 20 a 30 minutos. No começo, o praticante pode se exercitar de 2 a 3 vezes por semana.
Alimentação: é muito importante não praticar nenhuma atividade física em jejum. Além disso, se hidratar antes, durante e depois da corrida é fundamental.
Dor: é normal o corpo responder de maneira dolorosa nos primeiros dias de corrida, mas isso melhora conforme o novo corredor for se acostumando com a nova rotina. Enquanto isso não acontece, alongamentos, massagens e compressas com gelo ajudam a aliviar a dor. O gelo diminui a circulação e a transmissão de impulsos nervosos e por isso alivia a dor e acelera a recuperação do músculo.
Para não desistir: a pessoa que inicia uma atividade física deve estar ciente de que, às vezes, o desânimo estará presente e por isso a determinação de não se render a este sentimento deverá ser mais forte. Para tornar a corrida mais fácil, escolha um lugar bem arborizado, um amigo que possa ser uma ótima companhia e que poderá te animar nos dias mais difíceis ou faça uma playlist com suas músicas favoritas para os treinos individuais.
Agora que já tem todos os segredos vai correndo correr. Isso mesmo que você leu.