Diante da situação de pandemia estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) por conta do coronavírus (Covid-19), é natural que surjam dúvidas da população sobre o tema. Entre elas, está a preocupação em relação aos cuidados que mulheres grávidas devem ter frente a esse cenário.
Segundo o especialista em medicina reprodutiva e diretor da Fertibaby, Dr. Daniel Diógenes, “não há nenhum nível de risco para o feto ou mãe como ocorreu com o Zika vírus. Mas sim, é necessário cautela, precaução e prevenção”.
> Coronavírus no Brasil: tire suas dúvidas sobre a doença
> Coronavírus: três casos são confirmados no Ceará
Em relação à medicina reprodutiva, o médico diz que ainda não há dados que sugiram impacto negativo entre o coronavírus e a busca pela gravidez. “O COVID-19 não provoca problemas de fertilidade, de gestação e de formação dos bebês nascidos a partir de pessoas infectadas”, afirma.
A recomendação do especialista é seguir os mesmos cuidados para qualquer pessoa. “Nesse período mais crítico deve ter higienização das mãos, evitar aglomerações, ter uma boa alimentação para aumentar o sistema imunológico, por exemplo”, afirma dr. Daniel.