Quem vai passar o feriadão em lugares litorâneos e vai curtir a praia, tem que cuidar da pele. O protetor solar, claro, é indispensável. Porém, o consumo de alguns tipos de alimentos ajuda a proteger ainda mais a pele do sol, essa proteção acontece de dentro para fora. E ainda previnem o câncer de pele por atuarem como protetores solar.
Segundo um estudo do National Cancer Institute comprova que determinados alimentos são uma excelente
estratégia, especialmente no verão, além de serem um complemento alimentar saudável para suas refeições. Conheça:
Café
Obaaaa, quem não ama um cafezinho? O polifenol, substância antioxidante presente no café, ajuda a impedir o crescimento de células cancerígenas que se desenvolvem através dos danos causados pelos raios UVB.
Peixe
Pesquisas mostram que os países mediterrâneos, como a Grécia e a Itália, registam menores taxas de melanoma em relação aos Estados Unidos, Austrália e outros países da Europa, e o segredo estaria na dieta mediterrânea rica em ômega-3 proveniente do peixe. Além disso, ele faz bem à saúde de uma forma geral, particularmente ao coração, e protege de outras doenças, como o câncer do cólon. Uma receita deliciosa e superprática para um almoço de carnaval é o salmão no papelote.
Frutas e vegetais
Os de tonalidade mais escura, como espinafres, couve e chicória são ricos em carotenóides que atua como antioxidante prevenindo os radicais livres que danificam as células da pele.
Você pode fazer um creme de espinafre para servir com torrada integral de entrada ou tira gosto agora no carnaval.
Alimentos de tonalidade avermelhada, como a goiaba, pêssego, melancia e, sobretudo, tomate, são ricos em licopeno, antioxidante relacionado com as baixas taxas de vários tipos de câncer, além de reduzir as queimaduras solares. Receita fácil pra fazer em qualquer lugar:
Limão
Ajuda a prevenir queimaduras solares e a boa notícia é que pode, e deve ser aproveitada até a casca. Isso mesmo, a casca do limão, segundo o mesmo estudo, também tem a capacidade de diminuir, significativamente, o desenvolvimento de células cancerígenas. Quem ainda não experimentou colocar um limãozinho espremido na água com gás? Vira um refrigerante fake!