Greenlife Academias 2022

Congelamento de óvulos é tendência entre famosos

Saiba mais sobre o procedimento

10 de junho de 2022
Congelamneto de óvulos é uma alternativa para quem deseja adiar a gravidez (Foto: Canva Pro).

Congelamneto de óvulos é uma alternativa para quem deseja adiar a gravidez (Foto: Canva Pro).

Procedimento, que antes era indicado para mulheres que iriam se submeter a tratamentos que alteram a fertilidade, agora é alternativa para quem não descarta a gravidez no futuro. A apresentadora da Rede Globo, Maju Coutinho, revelou que fez o congelamento de óvulos aos 37 anos. Uma tendência entre as celebridades nacionais e internacionais, o procedimento permite que as mulheres preservem seus óvulos por anos em laboratório. O procedimento era mais comum em pessoas com doenças que interferem na fertilidade. Hoje as mulheres têm decidido conservá-los para usar no momento certo.

> Saiba como fazer um repelente caseiro de citronela contra mosquitos

Congelamento de óvulos

O procedimento, chamado de criopreservação, consiste no congelamento a uma temperatura de 196 graus Celsius negativos. Para isso acontecer, a mulher é submetida à indução de ovulação através de medicações. Depois é feita a aspiração de folículos que é de onde serão coletados os óvulos. O procedimento é realizado sob sedação e dura aproximadamente 10 minutos. O líquido aspirado é levado a um microscópio e os óvulos podem ser identificados. Na medicina não há um tempo definido para o congelamento de óvulos, tem-se utilizado geralmente o tempo de 10 anos.

> Chikungunya: fique alerta para combater a reprodução do mosquito Aedes aegypti

Os óvulos podem permanecer congelados por até 10 anos. Caso a mulher decida engravidar, é feito o descongelamento e esses óvulos serão fertilizados com o sêmen escolhido. Existe também a possibilidade de recongelamento dos óvulos que não foram utilizados. A fertilização feita com os óvulos descongelados é in vitro, ou seja os óvulos são fecundados com o espermatozoide, em laboratório, e implantados no útero. Segundo a médica Raquel Mattos, ginecologista atuante em reprodução humana, “o congelamento de óvulos tem sido a melhor solução para mulheres que sofrem de doenças como a endometriose e para as que não querem engravidar agora, mas não descartam a gestação no futuro”. Ela ressalta também que o congelamento dos óvulos não garante a gravidez futura.

“Uma série de fatores podem interferir na saúde dos óvulos. Alguns não sobrevivem ao descongelamento, outros podem não ser fertilizados com sucesso”, alerta a médica. Maju, que revelou ter congelado seus óculos quando tinha 37 anos, hoje está com 43. Ainda não tem vontade de engravidar. Mas o congelamento permite a ela tentar a gravidez até os 50 anos, que é a idade limite de gravidez liberada pelo Conselho Federal de Medicina. Outras celebridades, como Claudia Raia, Emma Roberts, também aderiram ao procedimento.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:




LEIA MAIS:




COMENTE: