MATERIAL CÂMARA MUNICIPAL Período de veiculação: 18/06 a 30/06

Confira os principais cuidados na hora de praticar Beach Tennis e evite lesões

Uma das leões, se não tratada adequadamente, pode levar a degeneração do tendão

7 de junho de 2022
Beach Tennis é uma modalidade bastante praticada, porém é preciso ficar atento às possíveis lesões. (Foto: Canva Pro).

Beach Tennis é uma modalidade bastante praticada, porém é preciso ficar atento às possíveis lesões. (Foto: Canva Pro).

O Beach Tennis é um dos esportes que mais tem ganhado adeptos a cada dia. Em Fortaleza, uma cidade convidativa para a prática da modalidade, já é notório a grande quantidade de quadras de tênis na praia.

A prática deste esporte pode ajudar no fortalecimento muscular e no ganho de condicionamento físico, já que demanda bastante dos membros superiores e inferiores.

No entanto, apesar de ser uma atividade que não exige um condicionamento físico elevado, no jogo podem ocorrer algumas lesões se praticada de forma incorreta e sem a orientação de um profissional. A principal delas é o “cotovelo de tenista” ou epicondilite lateral que é a inflamação dos tendões na parte lateral ou externa do cotovelo. Se não tratada adequadamente pode levar a degeneração do tendão e uma dor crônica.

> Ceará prorroga campanhas de vacinação contra influenza e sarampo

Outras lesões agudas podem ocorrer durante a prática do esporte, como: contusão, entorse, estiramento muscular, principalmente no membro inferior, em especial na coxa e no pé. Além disso, também podem ocorrer as lesões crônicas que estão relacionadas ao esforço repetitivo do membro superior com o ombro e o cotovelo. São as famosas tendinopatias e tendinites, que ocorrem devido ao movimento repetitivo que o atleta realiza ao sacar ou pegar a bola, ao fazer um esforço direcionado.

> Osteonecrose da cabeça do fêmur: doença atinge pacientes mais jovens

A melhor maneira de lidar com as lesões nos esportes é a prevenção e o médico ortopedista Fernando Alencar alerta para os principais cuidados. “Apesar de ser um esporte recreativo para algumas pessoas é importante associar a prática do Beach Tennis, a um treino de fortalecimento muscular para evitar uma sobrecarga ou trauma/lesão de estiramento muscular. O ideal é que o atleta faça alongamentos antes e depois do treino. Em casos de dores ou outros sintomas, procure sempre orientação médica”.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:




LEIA MAIS:




COMENTE: