R2 produtora abril 2021

Check-up oftalmológico: identificação precoce de doenças oculares pode prevenir problemas em todo o corpo

Confira detalhes

26 de janeiro de 2023

Uma pesquisa feita pelo Ibope aponta que 34% da população brasileira adulta nunca foi ao oftalmologista.Com o check-up oftalmológico, algumas doenças oculares podem ser detectadas precocemente, agilizando, assim, o tratamento e melhorando a qualidade de vida do paciente. Entre os procedimentos mais comuns estão: medição da pressão ocular para o diagnóstico de glaucoma – importante para aqueles que já possuem casos na família – catarata e doenças associadas à retina.

> Você sabe identificar a compulsão alimentar?

“Além dessas condições mais conhecidas, outras podem ser detectadas pelos olhos, como tumores, diabetes, hipertensão e colesterol alto. Muitas vezes essas doenças podem estar ocorrendo sem nenhum tipo de sintoma aparente. A partir da primeira detecção, o médico oftalmologista pode encaminhar para outros profissionais especialistas”, explica o médico oftalmologista e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Dr. Giuliano Veras.

> Saiba mais sobre a importância do pré-natal odontológico

Independente da faixa etária, os cuidados com a saúde dos olhos e o atendimento por um especialista podem ser a garantia de uma descoberta precoce de doenças que, em estágio mais avançado, poderiam ser um risco para a perda da visão. Veras indica que o ideal é ter esse contato com o médico periodicamente, pelo menos, uma vez ao ano.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:




LEIA MAIS:




COMENTE: