A lipodistrofia ginoide, conhecida popularmente como celulite, é um depósito de gordura sob a pele que causa o aspecto ondulado da epiderme, tipo “casca de laranja”. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a celulite afeta cerca de 95% das mulheres após a puberdade, de todas as etnias, embora seja mais comum entre as de pele branca. O acúmulo de gordura, água e toxinas nas células causam desníveis e nódulos na pele, contribuindo para o aparecimento da celulite, que é mais aparente em coxas, quadris e glúteos.
> Bate-papo com Fernando Guanabara sobre massa muscular
> Tireoide: saiba como evitar problemas na glândula
> Alimentos que podem causar inflamação no corpo
Celulite: principais causas
Entre as principais causas apontadas estão a genética (ou hereditariedade) e a própria anatomia do corpo, dependendo de qual parte acumula mais gordura no indivíduo.
Segundo o médico Fernando Guanabara, uma alimentação não saudável contribui bastante para o surgimento de celulites. “Isso pode gerar uma cadeia inflamatória que pode prejudicar e causar o aparecimento da celulite, além de que o excesso de carboidratos simples, associado ao sedentarismo, gera o desequilíbrio no metabolismo do açúcar e isso faz com o que o indivíduo acumule mais gordura”, explica.
Hábitos não saudáveis não só podem fazer surgir como também agravar o desenvolvimento das celulites. O desequilíbrio ou inconstância em manter o peso, famoso efeito “sanfona”, é outro grande vilão.
Apesar de ser comum que as celulites apareçam durante o desenvolvimento do corpo, principalmente em períodos de mudanças como puberdade, menopausa, síndrome pré-menstrual e gravidez, Guanabara explica como o desequilíbrio dos hormônios sexuais também pode ser um causador do problema. “Com o aumento da gordura, o paciente converte mais o hormônio anabólico testosterona em estradiol, e essa conversão acaba que facilitando também o acúmulo de celulite. O processo está ligado ao desequilíbrio dos hormônios sexuais”, afirma o médico.
Tratamentos
A celulite também está ligada à flacidez, por isso é ideal tentar manter um peso adequado. Além de manter uma dieta equilibrada, a prática regular de exercícios físicos e cuidado com a hidratação, existem vários tratamentos estéticos que podem ser grandes aliados contra os furinhos na pele.
Algumas técnicas voltadas para contorno corporal como a Power Shape e o procedimento Corporal Personalizado, tratam tanto as celulites quanto a flacidez. Os procedimentos, realizados no Complexo Stimma por profissionais da área de estética, utilizam ponteiras faciais, sendo uma das mais queridinhas a S-Body, associando radiofrequência, criofrequência, endermologia, endermoterapia vibratória, eletrolipólise, ultrassom de alta potência e ultrafrequência.
Conheça o Complexo Stimma
Com a missão de cuidar, tratar e promover autoestima, o Complexo Stimma chega à Fortaleza com a promessa de inovar o conceito do atendimento ao paciente. Sob direção dos médicos Fernando Guanabara e Tiago Alcântara, o espaço dispõe de equipes multidisciplinares voltadas para acolhimento e acompanhamento de excelência em cirurgia plástica, estética, odontologia, medicina preventiva, nutrição e dermatologia.
Ainda dentro do complexo, há o espaço Stimma Estética, sob direção da fisioterapeuta dermatofuncional Talita Bessa, equipado com aparelhos de última geração. O objetivo é que em um só local o cliente possa ter acesso a tudo que busca visando seu bem-estar pessoal, indo desde a decisão pela melhoria na qualidade de vida, passando pelo emagrecimento, ajustes na alimentação e procedimentos estéticos para alcançar o resultado ideal.
Serviço
Complexo Stimma
Endereço: R. Monsenhor Bruno, 1530 – Meireles, Fortaleza
Telefone: (85) 3036-1780
Instagram: @complexostimma
Publieditorial