A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulgou na manhã desta segunda-feira (20) uma nota sobre as notificações de dois novos casos suspeitos de Monkeypox (varíola do macaco) no Estado. Confira na íntegra:
“Nota – casos suspeitos de Monkeypox:
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informa que recebeu as notificações de dois novos casos suspeitos de Monkeypox (varíola do macaco), de residentes dos municípios de Caucaia e Fortaleza.
Quanto aos casos que estavam em investigação, o do residente de Maracanaú foi descartado após investigação laboratorial. Assim, o Estado soma seis notificações, sendo quatro casos em investigação (pacientes residentes em Fortaleza, Caucaia, Cedro e Caridade) e dois descartados.
Nos quatro casos que seguem em investigação foram aplicadas todas as medidas recomendadas, como isolamento, busca de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial para outras doenças, que estão em processamento.
Assessoria de Comunicação da Sesa”.
As principais formas de transmissão da varíola dos macacos são: contato com fluidos corporais, secreções respiratórias e com as lesões de pele de pessoas infectadas. Já os principais sintomas são febre, aumento dos gânglios e erupção cutânea.