O mês de junho alerta para o diagnóstico de uma doença ocular rara, o ceratocone. A campanha Junho Violeta ganha programação em Fortaleza com avaliações feitas pelo Instituto Cearense de Oftalmologia. Nos dias 26 e 27 desse mês (segunda e terça-feira), o instituto atenderá somente pacientes agendados de 8h às 12h, de forma gratuita.
> Catarata infantil: especialista lista as causas e explica como tratar a doença
Junho Violeta
Para participar, é preciso ligar para o número (85) 3201.1010, de 8h às 12h e de 14h às 18h, e marcar horário para os atendimentos, que são feitos por ordem de chegada na sede do ICO (Rua Barão de Aracati, 1280, Aldeota). As marcações já iniciaram e seguem até o dia 26 de junho.
Na ocasião, são feitos exames específicos para detectar e confirmar a existência do ceratocone. “A doença muitas vezes passa despercebida nos exames de rotina, o que pode atrapalhar a vida dos pacientes ao realizar diferentes tarefas diárias, já que deixa a visão embaçada e distorcida”, explica o médico especialista Dr. Giuliano Veras, que participa da ação no ICO.
> Simpósio Síndromes Hereditárias do Câncer acontece no RJ
Coçar ou esfregar excessivamente os olhos está relacionado ao ceratocone, devido à alergia associada. A doença é assintomática e pode causar aumento progressivo do grau de astigmatismo e/ou de miopia com maior velocidade do que seria o considerado “normal”.
Para Veras, “campanhas como essa ajudam a levar informação a todos, conscientizando sobre a existência da doença e encaminhando os pacientes para um tratamento mais rápido e agilizado”.
Serviço:
Campanha Junho Violeta do ICO para diagnóstico e tratamento do ceratocone. Dias 26 e 27 de junho, de 8h às 12h, mediante agendamento. Local: Instituto Cearense de Oftalmologia (ICO), na Rua Barão de Aracati, 1280 – Aldeota. Informações e agendamento: 3201.1010.