A Campanha Nacional contra Poliomielite e de Multivacinação encerrou oficialmente pelo Ministério da Saúde (MS) na última sexta-feira (30/09), contudo os Municípios terão autonomia em continuar a campanha até dia 31 de outubro.
Dessa forma, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que os pais e/ou responsáveis de crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias terão mais uma oportunidade de levar seus filhos para se vacinar contra a Paralisia infantil de forma indiscriminada, bem como o público da faixa etária de 0 a 14 anos devem buscar os postos de saúde para regularizar a caderneta de vacinação. A aplicação prossegue, no horário das salas de vacinação, das 7h30 às 18h30.
> Bursite no quadril: doença atinge 15% das mulheres em qualquer idade
A coordenadora de Imunização de Fortaleza, Vanessa Soldatelli, explica que a Campanha Nacional busca vacinar as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias de maneira indiscriminada, buscando aumentar a cobertura vacinal contra a doença e proteger ao máximo esse público. E a de multivacinação tem o intuito de regularizar a caderneta dos faltosos, contribuindo assim para elevar os índices de vacinação.
Caso confirmado
Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença, mas o alerta para o retorno do vírus e a possibilidade de novos surtos em países onde a cobertura vacinal está baixa é elevado. Nações como Estados Unidos e Israel, que não identificavam casos da doença há quase três décadas, apresentaram diagnósticos positivos para contaminação pelo poliovírus em 2022.
Com informações da SMS.