Apesar de todo o crescimento das discussões a respeito da obesidade infantil, algumas mamães e até vovós ainda são relutantes quanto a lenda de que bebê gordinho é bebê saudável. Isso não é apenas um mito, como há um peso ideal para os pequeninos.
De olho no pré-natal
De acordo com a ginecologista e obstetra Denise Vasconcelos, de Fortaleza, para cada fase da gravidez existem valores ideais de peso e para que esteja sempre controlado, é essencial um acompanhamento pré-natal.
No período do nascimento, por exemplo, o peso da criança deve estar entre 2.500 a 4.000g. “Se durante as consultas o bebê está sempre no limite superior da curva de crescimento ou no nascimento apresenta um peso acima de 4.000g, isso pode sugerir uma descompensação no metabolismo materno, como a diabetes. Esse sobrepeso também é prejudicial ao metabolismo fetal podendo predispor a obesidade infantil e outras complicações na infância”, explica a médica.
Por outro lado, se a criança não atingir a velocidade de crescimento programada, pode estar havendo algum comprometimento com a nutrição do bebê por conta de uma deficiência nutricional da mãe ou alguma doença materna que prejudique a nutrição fetal, como a hipertensão, por exemplo.
> Projeto inovador permite aos irmãos visitarem os bebês na UTI Neonatal
> Tratamentos de beleza que garantem segurança para mãe e bebê
> 5 Dicas para fazer seu bebê parar de chorar
Uma alimentação saudável durante o desenvolvimento do bebê terá repercussões durante toda a vida da criança, especialmente na primeira infância. “Uma gestante com uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e minerais, fornece nutrientes que serão responsáveis pelo desenvolvimento da memória, inteligência do bebê, sistema imunológico”, afirma a doutora Denise.
Uma alimentação rica em comidas processadas, gordura trans em excesso pode predispor a doenças metabólicas como diabetes, obesidade na infância, maior taxa de alergias respiratórias e alimentares também. Além disso, a criança segue o exemplo dos pais. Se durante a infância, no seu ambiente familiar há estimulo a uma alimentação saudável, a criança fica mais receptiva a provar novos alimentos como frutas e verduras, e manter isso como rotina.
Peso saudável
Ao nascer – De 2500 a 4000g.
Primeiras 2 semanas – O bebê perde cerca de 10% do seu peso inicial, por conta da adaptação ao peito, hidratação, dentre outros fatores.
Primeiro trimestre – Ganho de peso entre 700 – 800g.
Segundo trimestre – Em média, aos 6 meses já terá o dobro do peso inicial do nascimento, pesando cerca de 5 a 8 quilinhos.
Terceiro trimestre – Aumento de peso, entre 400 – 600g, até completar o primeiro ano.
– Desta idade em diante, para saber se o seu filho está com o peso ideal, faça o cálculo para saber o valor aproximado: (idade x 2)+8.