A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu um lote (RJ0874) do remédio Lexotan, da empresa Roche. O medicamento tarja preta é feito da substância bromazepam e é receitado para o tratamento de ansiedade e estresse.
Todo o estoque do lote RJ0874 (Validade 01/2019) do medicamento, comprimidos de 3mg, deverá ser recolhido do mercado pela fabricante responsável.
>Anvisa suspende lote de Omeprazol
>Anvisa determina a suspensão da venda e uso de 13 lotes de anticoncepcional
Lexotan – Suspensão
Segundo a Roche, o lote apresentou resultados abaixo da especificação prevista no ensaio de dissolução em estudos de estabilidade. Tais estudos analisam se as propriedades farmacêuticas de um determinado medicamento permanecem estáveis ao longo do prazo de validade.
A Anvisa classificou o risco do problema como baixo – classe 3. A classificação de classe 3 indica “uma situação na qual existe baixa probabilidade de que o uso ou exposição ao medicamento possa causar consequências adversas à saúde”, ou seja, os riscos para os pacientes são baixos.
Os demais lotes do produto estão liberados. Além disso, existem no mercado diferentes medicamentos genéricos e similares com o princípio ativo bromazepan.