Muitas mulheres têm dúvida sobre os efeitos do anticoncepcional no corpo, tantos os positivos quanto os negativos. Mas uma dessas dúvidas talvez seja mais comum: anticoncepcional, de fato, dá celulite?
Para entender o assunto nós conversamos com a ginecologista Denise Vasconcelos, de Fortaleza, que esclareceu como o anticoncepcional age no organismo.
A celulite, desordem no tecido subcutâneo, acontece na área onde há uma má circulação, o que ocasiona a má distribuição do líquido retido. “Quando há um excesso de estrogênio no período pré-menstrual, por exemplo, ocorre uma retenção de líquidos que pode contribuir para o aumento do peso corporal nessa fase e o aparecimento de celulite”, explica a ginecologista.
Os anticoncepcionais são formados por dois hormônios: estrogênio e progesterona. Ou seja, com os anticoncepcionais pode acontecer da mesma forma, já que eles contêm estrogênio na composição.
Não há muita diferença em relação à dose de estrogênio de um tipo de anticoncepcional para o outro, já que elas variam muito pouco. “Logo não se pode afirmar que um tipo dá mais celulite que outro”, esclarece.
Mas isso não é motivo para se descabelar e parar de tomar o comprimido hoje. Além dos milhões de benefícios que o anticoncepcional proporciona, outros fatores estão relacionados ao aparecimento de celulite como a predisposição genética, o sedentarismo e o excesso de sal na alimentação, que leva a retenção de líquidos. Não é só esse comprimidinho que vai te fazer virar um maracujá. Entendeu?
Serviço:
Denise Vasconcelos Ginecologia e Obsterícia
Rua José Vilar, 1541, Meireles
Contato: (85) 3262.2353