[Anafilaxia] De 13 de 19 de junho, A WAO, organização Mundial de Alergia, junto às regionais da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia promovem a Semana Mundial da Alergia com o tema “Anafilaxia: prevenção e tratamento’. Assim como em 2020, por conta da pandemia, a campanha 2021 está concentrada nas redes sociais da Asbai e na ampla divulgação do tema na grande Mídia, onde serão apresentadas lives, reportagens, dicas e informações sobre o assunto.
> Remédio novo contra o Alzheimer é aprovado por agência dos EUA
“Anafilaxia” é o tema da Semana Mundial de Alergia 2021, que acontece entre os dias 13 e 19/06. Uma reação grave, com risco de vida, a determinada substância, a qual já houve um contato prévio, seja debatido por profissionais alergistas e imunologistas no estado do Ceará durante o período, que este ano se estende até o dia 19 de junho e será amplamente divulgado pela imprensa nas redes sociais da Asbai-CE @asbai_ce.
Nesse período de pandemia com o surgimento da Covid-19, os pacientes portadores de doenças alérgicas precisam ter um cuidado redobrado. Embora as alergias não sejam um fator de risco para contrair a doença, algumas delas podem se tornar um fator complicador para uma pessoa que contraia a Covid-19. Pacientes com asma, anafilaxia, rinite e imunodeficiências: como proceder? Serão alguns dos temas abordados.
> Distrimédica doa mais de R$ 90 mil em medicamentos e produtos hospitalares
Anafilaxia
Pacientes com histórico de anafilaxia devem ter sempre disponível a adrenalina, medicamento de emergência que deve ser aplicado imediatamente à reação alérgica, considerada a mais grave e que pode levar a óbito.
Nos casos de anafilaxia grave, o Departamento Científico de Anafilaxia da ASBAI orienta seguir o plano de ação já orientado pelo médico assistente, procurando serviços de emergência imediatamente após o uso de adrenalina. O uso da telemedicina é recomendado para discutir, proativamente com o paciente, o manuseio da anafilaxia durante este período. Monitorar a pressão arterial e a saturação de oxigênio com oxímetro de pulso podem ser úteis para avaliação domiciliar.
Asma
Os pacientes asmáticos com risco de anafilaxia devem ser acompanhados cuidadosamente, pois tendem a fazer reações anafiláticas mais graves
Imunodeficiências – De uma maneira geral, pacientes com diagnóstico de alguma imunodeficiência primária apresentam o mesmo risco que todas as pessoas para se infectar pelo coronavírus, mas apresentam riscos diferentes para ter a doença respiratória grave por esse vírus, na dependência do tipo de defeito do sistema imunológico.
A Semana Mundial de Alergia é uma iniciativa anual da Organização Mundial de Alergia (WAO), juntamente com suas Sociedades Membros, para aumentar a conscientização sobre doenças alérgicas e distúrbios relacionados e defender a provisão de treinamento e recursos no diagnóstico, gerenciamento e prevenção destes. doenças e asma, que estão aumentando em prevalência em todo o mundo.