Assembleia novembro

13/03 Evento online marca o mês de conscientização sobre endometriose

12 de março de 2021

Acontece neste sábado (13), a partir das 14h30, de maneira totalmente online, o “Endoencontro – Mês de Conscientização sobre a Endometriose”, por meio da plataforma Zoom. O evento gratuito, é realizado pelo Grupo de Apoio às Mulheres Portadoras de Endometriose do Ceará (Gampece) e tem como parcerias a Clínica Evangelista Torquato (Sollirium Heath Group), o Projeto Mulheres e Novelos (UFC), a Karinne Azin Cirurgia Gincecológica, a PsicoEndologia e o Diário de uma Endo.

> Para participar, é necessário fazer inscrição no link: bit.ly/38nkvRj

Endometriose

A endometriose é um distúrbio em que o tecido que reveste o útero cresce para fora do órgão e pode chegar, por exemplo, nos ovários, nas tubas uterinas ou até mesmo no intestino. A doença, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) atinge de 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva no mundo, interfere diretamente na qualidade de vida, já que pode causar cólicas muito fortes, dor na relação sexual e até infertilidade. “Esta inflamação pode matar óvulos, espermatozóides e ainda diminui a chances de o embrião se implantar no endométrio, por isso que afeta diretamente na fertilidade da mulher”, explica o médico especialista em reprodução humana, Evangelista Torquato.

O evento, que é destinado ao público em geral, vai contar com depoimentos de pessoas que enfrentam a doença, e de um time de especialistas para tirar todas as dúvidas que envolvem o assunto. Além disso, os participantes poderão acompanhar às 17h a transmissão ao vivo do espetáculo Um Fio por Vez no youtube.com/juvtv. A Cia de Dança do IEFES-UFC e o projeto Mulheres e Novelos levarão aos palcos a importância de as pessoas escutarem as mulheres sobre as suas dores. Após a apresentação, a professora Tatiana Zylberberg docente do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Tanara Alves, bailarina, diretora artística e coreógrafa serão entrevistadas por Thais Xavier da Rede Cuca sobre o processo de criação que por meio da arte promove a conscientização sobre a endometriose.

Confira a programação completa:

14h30 – Abertura
– Fala da cofundadora do Gampece, Liana Herculano
– Fala da vereadora autora do projeto de Lei do Dia Municipal de Conscientização da Endometriose, Claudia Gomes
– 14h40 – Depoimento de Naziane Marques, do perfil do Instagram “Diário de uma Endo”

Os especialistas respondem
– 15h – Dra. Karinne Azin (ginecologista e obstetra) – responde sobre “Cirurgia, memória da dor e tratamento hormonal”
– 15h20 – Dr. Evangelista Torquato (especialista em reprodução humana) – responde sobre “Endometriose e infertilidade”
– 15h40 – Dra. Nara Parente (nutricionista) – responde sobre “Nutrição no tratamento da endometriose”

– 16h – Dra. Lilian Donatti (psicoendologia) – responde sobre “As questões emocionais na endometriose”

– 16h20 – Dr. João Paulo Timbó (ginecologista e especialista em reprodução humana) – responde sobre “Os desafios do tratamento de endometriose pelo SUS”

– 16h40 – Encaminhamentos

17h – Apresentação do Espetáculo Um fio por Vez

– A transmissão gratuita e aberta ao público será feita pelo youtube.com/juvtv (Rede Cuca). Na sequência, Thais Xavier da Rede Cuca, entrevistará a Profa. Tatiana Zylberberg (Mulheres e Novelos) e Tanara Alves sobre a produção do espetáculo que tematiza a endometriose e a saúde feminina

– Encerramento

Serviço:

“Endoencontro – Mês de Conscientização sobre a Endometriose”

Quando: Neste sábado (13)

Onde: Por meio da Plataforma Zoom

Horário: 14h30 às 18h00

Inscrição: bit.ly/38nkvRj





QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:








COMENTE:

Uma resposta para “Maternidade Escola oferece primeiro tratamento gratuito de endometriose profunda no Ceará”

  1. […] tratamento de sangramentos irregulares, cólicas menstruais, TPM, diminuição do fluxo menstrual, endometriose, síndrome dos ovários policísticos, entre outras patologias, além, claro, como método […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 − dois =