O whey protein é um suplemento amplamente utilizado para ganho de massa muscular e recuperação pós-exercício.
A nutricionista da Puravida, Priscila Gontijo, apresenta sete dicas essenciais para maximizar os benefícios do whey protein.
Dica 1: Descubra a quantidade ideal de whey protein que você precisa consumir diariamente.
De modo geral, são indicadas quantidades entre 20 a 40 gramas por porção, dependendo dos fatores mencionados anteriormente e da quantidade de proteína das suas refeições.
Dica 2: Combine o whey protein com outros nutrientes para aumentar seus benefícios, como carboidratos para recuperação muscular ou creatina para aumento de força e massa muscular.
Dica 3: Verifique as informações nutricionais e a reputação da marca antes de fazer sua compra.
> Acompanhamento multidisciplinar auxilia no tratamento de casos de demência
Existem 3 tipos de whey:
Concentrado: possui resíduos de lactose, o que pode ser contraindicado para pessoas com intolerância à lactose e um pouco de gordura em sua composição. Contém cerca de 80% de proteínas.
Isolado: Quando outras etapas de purificação são acrescidas ao processo, obtém-se whey protein isolado com conteúdo proteico próximo a 100%. Não possui lactose.
Hidrolisado: após sofrer processo de hidrólise, ou seja, a quebra da proteína em fragmentos menores, o que facilita a digestão e absorção para pessoas com hipocloridria ou má absorção intestinal.
De modo geral, o whey concentrado e o isolado fornecem o melhor custo-benefício para a maioria das pessoas, o hidrolisado serve para casos específicos.
Dica 6: Não dependa apenas do whey protein para alcançar seus objetivos, uma dieta equilibrada e um estilo de vida ativo são fundamentais.
Em conjunto com a suplementação de whey, busque uma alimentação nutritiva, baseada em alimentos minimamente processados, um estilo de vida saudável e ativo. E claro, para aumentar a massa muscular, você precisa desafiar os músculos com exercícios de peso e musculação.