A deficiência de ferro no organismo é causada, na maioria das vezes, pela má alimentação. A Dra. Lucianna Auxi Costa, médica com prática ortomolecular em Fortaleza, indica sonolência, enjoos, pele pálida, fraqueza e falta de apetite, como sintomas que devem servir de alerta para uma anemia por falta de ferro.
Fazem parte do grupo de risco para a anemia ferropriva as mulheres em idade fértil, idosos, crianças e adolescentes em fase de crescimento, e indivíduos que passaram por cirurgia de redução de estômago. No entanto, qualquer pessoa pode desenvolvê-la, se não receber a quantidade adequada de ferro na dieta ou tiver dificuldade de absorção, que ocorre sobretudo nos intestinos e pode ser mais eficiente quando associada à ingestão de vitamina C e proteínas.
“A anemia ferropriva é um dos distúrbios nutricionais que mais têm aumentado no mundo. Um dos motivos para isso é o alto consumo de produtos industrializados, pobres em nutrientes”, explica a Dra. Lucianna. A especialista indica, também, alimentos que ricos em ferro, que incluídos na alimentação, ajudam a evitar ou tratar a anemia. São eles: carnes vermelhas, folhas escuras, legumes como feijão, lentilha e grão de bico, carnes brancas, oleaginosas e frutas.
E fique atento, segundo a Associação Paulista de Medicina, o ferro é melhor absorvido em jejum. Fica a dica!
Dra. Lucianna Auxi Costa
Médica com prática Ortomolecular
Serviço:
Clínica Posturale
Torre Comercial Del Paseo, Av. Santos Dumont, 3131, sala 1121
Contato: (85) 3265.0456