Nenhum barulho pertuba mais uma mãe do que o do choro do seu bebê, não é verdade? Pensando nisso, juntamos 5 dicas que podem ajudar a acalmá-lo nessas horas.
1. Converse com ele – Ouvir a voz da mãe acalma o bebê. Fale com ele em um tom calmo e amoroso. Ele compreende melhor do que você imagina.
2. Torne a temperatura do ambiente mais agradável – Ele pode estar com frio, então o cubra com uma manta. O contrário também pode acontecer: ele pode estar vestindo roupinhas que o deixem com calor e isso pode causar desconforto.
3. Leve-o para dar uma voltinha – Nem que seja somente do quarto até a sala de estar. Se puder sair de casa, leve o bebê para passear no carrinho ou tomar sol (se for no horário adequado, em que o sol esteja mais fraco). O balanço de umas voltinhas de carro também funciona como sonífero para muitos bebês.
4. Coloque uma música – O silêncio é incômodo para muitos bebês. Ouvir barulhos mais altos do que o próprio choro pode tranquilizá-los. Coloque uma música lenta e baixinha para tocar ou cante uma canção de ninar. Há até aplicativos para smartphones que reproduzem os sons do útero materno, que tal comprovar a eficácia deles?
5. Abrace seu bebê – O aconchego do colo da mãe tranquiliza. Encoste a cabecinha dele junto ao seu peito, para que ele possa ouvir seus batimentos cardíacos e lembrar da sensação de estar seguro dentro da sua barriga.