Barriga inchada e desconforto são sintomas de intestino preso. O problema pode ser causado por alimentação inadequada, alterações emocionais, desidratação e até sedentarismo. Porém, se a ingestão de água está dentro da medida indicada – 2 litros por dia – os exercícios físicos estão em dia e a alimentação regrada, a escolha de determinados alimentos pode contribuir para melhorar a situação. Confira quais são eles.
1-Farelo de trigo (rico em fibras): cerca de 13g para ½ xícara de chá – o farelo é responsável por regular e livrar o intestino de toxinas que impedem o perfeito funcionamento. Além do farelo de trigo, outros cereais integrais devem ser priorizados, são eles: aveia, semente de linhaça, arroz integral e farinha integral.
2-Bagaço de laranja: fruta fibrosa, a laranja contribui para a melhora do intestino. Além do suco, é importante ingerir o bagaço, parte que concentra as propriedades mais eficientes. Além da laranja, frutas como mamão e melancia são indicadas. A ameixa seca também é usada como remédio natural para soltar o intestino e pode ser intercalada entre as principais refeições.
3-Espinafre: o espinafre e as outras verduras escuras são alimentos ricos em fibras insolúveis, que são as responsáveis por aumentar o movimento intestinal. Além da ingestão de alimentos que estimulam o organismo, é extremamente importante ingerir grande quantidade de água. Afinal, a fibra só consegue agir com a ajuda da água.
4-Lentinha: rica em fibras solúveis, a lentinha carrega cerca de 8g de fibras para cada xícara de chá e, portanto, contribui para a formação do bolo fecal.
Polpa de frutas e outros legumes também são fonte de fibras solúveis.
5-Amêndoas com casca: além de também ser um alimento rico em fibras, a amêndoa carrega substâncias oleosas que ajudam a hidratar o intestino e o bolo fecal, facilitando a passagem por todo o canal intestinal.
Amendoim e castanhas em geral desempenham a mesma função.