Seja por falta de orientação ou por desconhecimento da gravidade dos riscos, alguns de nossos hábitos, como a alimentação incorreta e o sedentarismo, podem trazer grandes dores de cabeça no futuro. A falta de cuidado com o peso, a falta de regularidade para fazer exames, dietas por conta própria, falta de cuidados básicos com o corpo e muitas outras atitudes nossas podem se virar contra nós. Muitas doenças aparecem como resultado de um estilo de vida inadequado. Ter uma vida saudável não só pela balança e pela estética, mas por nós mesmos e por nossas próprias vidas. Por isso, trouxemos aqui uma lista de hábitos que podem comprometer o nosso bem-estar sem que nos demos conta.
1-Pular o jantar em nome do regime: passar fome não é sinônimo de menos peso. Pular etapas faz com que o organismo guarde mais gordura, como uma reserva de energia. A perda de peso acontece quando se come pouca quantidade e de forma fracionada.
2-Excesso de esforço: exagerar na carga, colocando mais peso nos aparelhos da academia, achando que isso vai ajudar a ganhar massa muscular mais rapidamente, é um erro grave que aumenta os riscos de lesões, principalmente nos joelhos e coluna.
3-Não retirar a maquiagem antes de dormir: este é um erro muito comum entre as mulheres, e que induz ao envelhecimento precoce, além facilitar o surgimento de manchas na pele.
4-Banho muito quente: pode até ser relaxante, mas exagerar na temperatura causa a dilatação dos poros e pode provocar alergias. Prefira água morna.
5-Suplemento não é água: ingerir suplementos vitamínicos pode, mas com prescrição e acompanhamento médico. O excesso de determinados nutriente ocasiona males, como pedras nos rins, inchaço, retenção de líquidos e dor de cabeça, entre outros efeitos.
6-Usar protetor somente no verão: o filtro solar não deve ser usado somente naqueles dias de calor intenso. Pelo contrário. Aplique o produto em toda a área exposta do corpo também no inverno ou em dias nublados para evitar o surgimento de sardas e pintas na pele, entre outros problemas dermatológicos.
7-Automedicação: tomar remédios por conta própria para se livrar daquela dorzinha de cabeça ou de uma febre ajuda a mascarar problemas mais graves. O uso rotineiro e sem acompanhamento por um especialista facilita o agravamento de uma doença, seja por retardo no diagnóstico ou por ocultamento do quadro clínico.
Esteja sempre atento, pequenos deslizes podem se tornar rotina, e uma rotina sem equilíbrio e equivocada pode trazer males irreversíveis.