Banner SESI

Sua escova de dente pode causar problema na gengiva

A escolha errada e o uso incorreto são os principais fatores do deslocamento da gengiva, o que deixa o dente mais sensível.

2 de janeiro de 2015

shutterstock_5198224Você já deve estar cansado de ouvir falar dos problemas bucais que uma má escovação pode trazer. Pois não devia, já que os malefícios vão além do mau hálito e das cáries.

A dentista Mirelly Resende, de Fortaleza, falou sobre um problema que muitas pessoas sofrem: a retração gengival.

Retração gengival é o nome dado quando há um deslocamento da gengiva, provocando a exposição da raiz do dente. “Nesse caso, o dente fica mais sensível, já que a dentina, local onde se encontram as terminações nervosas, fica exposta”, afirma.

timthumb

A retração é mais comum em adultos, devido a inúmeros fatores, com o por exemplo inflamação da gengiva devido a placa bacteriana, posição alta dos freios labiais e lingual, movimentos ortodônticos feitos de maneira incorreta e também a má escovação, que causa traumatismo na gengiva. Isso se dá quando há uma fricção muito forte com uma escova de cerdas duras.

A dentista indica a escova Curaprox. Diferentemente das cerdas de nylon, que podem riscar o esmalte do dente e causar retração gengival, as escovas Curaprox são produzidas com um tipo especial de fibra patenteada, denominada de Curen®. “É um tipo de fibra muito fina com diâmetro semelhante ao de um fio de cabelo, que possibilita uma maciez incomparável. É uma escova com cerdas do tipo ultramacias”, afirma.

curaprox-sonic_cover

Vale a pena comprar uma escova com cerdas macias que não vão machucar a gengiva. Com poucos dias de uso, as cerdas das escovas feitas de nylon ficam “emborrachadas” e podem acabar ferindo a boca, além de causar a retração. As escovas com cabeça pequena são indicadas pela dentista.

Ainda segundo a especialista, a troca da escova deve ser feita a cada três meses ou antes, se as cerdas já tiverem sofrido modificação. “Lembrando também que é importante trocar de escova após resfriado, gripe, infecção na boca ou dor de garganta. Isso porque os germes podem se alojar nas cerdas da escova e levar à reinfecção”, explica.

A boa notícia é que a retração da gengiva não provoca a perda do dente, desde que as causas sejam eliminadas e não haja inflamação. Algumas medidas podem corrigir esse problema, como por exemplo uma escovação adequada, limpeza profissional, uso de aparelho ortodôntico ou até mesmo com técnicas cirúrgicas estéticas.

Captura de tela 2014-09-10 às 15.13.13

Serviço:

Mirelly Resende

Dentista

Av. Dom Luís, nº 1233 – sala 2203 (Meireles)

Harmony Medical Center

Contato: (085) 96151474




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: