Indaiá 3

Campanha “Setembro Vermelho” atenta para cuidados com o coração

O movimento celebra o Dia Mundial do Coração, marcado para 29 de setembro

25 de setembro de 2018
Setembro Vermelho: uma campanha de conscientização e alerta para cuidados com a saúde do coração. (Foto: Banco de Imagens)

Setembro Vermelho: uma campanha de conscientização e alerta para cuidados com a saúde do coração. (Foto: Banco de Imagens)

A campanha “Setembro Vermelho”, idealizada em 2014 pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, tem como objetivo a conscientização acerca de problemas cardiovasculares. Há 4 anos, o lema do projeto é “Siga Seu Coração e Tome Uma Atitude”, com ações propondo um estilo de vida saudável e preventivo.

> Alimentos que podem causar inflamação no corpo
> Dia Internacional da Tireoide: saiba como evitar problemas na glândula
> Segundo pesquisa, carboidrato é pior para o coração do que gordura
> Ceará ultrapassa marca de 2014 em transplantes de coração

Setembro foi escolhido para hospedar a campanha por se tratar do mês em que acontece o Dia Mundial do Coração, no dia 29. O projeto tem crescido ao longo dos anos e passa por vários estados do Brasil.

Segundo o médico referência em medicina preventiva, Fernando Guanabara, atentar-se para práticas saudáveis no dia a dia é a solução para evitar problemas cardíacos. “Os hábitos sedentários e a rotina frenética são os nossos principais vilões. Por isso, é necessário depositar energia redobrada para que mudanças simples aconteçam dentro da nossa rotina e, consequentemente, adotar um novo estilo de vida. O Setembro Vermelho ajuda ao conscientizar a população sobre os riscos das doenças que envolvem o coração. Entre elas estão o Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto, hipertensão e insuficiência cardíaca”, afirma.

Cuidados com o coração

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), de 2004 a 2013, foram registrados 3.153.175 óbitos no país referentes às doenças cardiovasculares. A média de um a cada 40 segundos. O Setembro Vermelho ressalta a importância de hábitos saudáveis e cuidados com o coração. Ações são promovidas com caminhadas, palestras e feiras sobre o assunto.

Para manter a saúde do coração, Fernando elenca 5 hábitos específicos que são indispensáveis. “Existem pontos básicos que nos ajudam a evitar esses problemas no futuro. São eles: sono de qualidade, controle do estresse, dieta balanceada, equilíbrio de hormônios e atividades físicas”, garante.

Em Fortaleza, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, é conhecido como “Hospital do Coração” por ser referência no tratamento de doenças cardíacas graves e atuar com transplantes de coração.

Serviço

Dr. Fernando Guanabara
Saúde e Prevenção
Av. Santos Dumont, 5753- Papicu/ Torre Saúde, Salas 1609 e 1610
(85) 3036-1780




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: