Banner CMFOR – Outubro Rosa – 07 a 31/10

Semana Internacional da Tireoide acontece de 20 a 25 de maio

No Brasil, a campanha é realizada pelo Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

20 de maio de 2019
Semana Internacional da Tireoide

Semana Internacional da Tireoide. A mobilização é organizada pelo Departamento de Tireoide da SBEM. (Foto: Divulgação)

 

Entre os dias 20 e 25 de maio, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) realiza a Semana Internacional da Tireoide. Campanhas e ações de conscientização são realizadas por todo o país com o intuito de levar ao conhecimento da população os riscos e cuidados relacionados aos problemas de tireoide. A mobilização é organizada pelo Departamento de Tireoide da Sociedade, que tem como presidente o Dr. José Augusto Sgarbi.

O tema deste ano é “Tireoide e Gestação”. “Poucos sabem, mas os hormônios produzidos pela glândula tireoide exercem papel importante no desenvolvimento saudável da gestação e do feto. O mau funcionamento da tireoide durante a gravidez pode se associar a complicações maternas e fetais”, explica o presidente da SBEM, Dr. Sgarbi.

Tireoide: principais sintomas

A tireoide é caracterizada por uma glândula localizada no pescoço. Ela é responsável pela produção de hormônios e regularização do funcionamento de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins.

Os principais sintomas de quem sofre com problemas de tireoide são: fadiga, rápido ganho ou perda de peso, dificuldade de concentração, descontrole emocional e perturbação na memória. Além disso, forte irritação nos olhos, insônia, pele seca, entre outros.

Atenção: ao apresentar qualquer um dos sintomas, procure um endocrinologista para consulta.

As ações da Semana Internacional da Tireoide serão integradas com as Regionais da SBEM, buscando o alcance de todo o território nacional. Em Fortaleza, a primeira ação já aconteceu no último sábado (18), na Praça General Murilo Borges, no Centro de Fortaleza. Foi disponibilizado atendimento ao público, identificando e conduzindo os casos suspeitos para atendimento médico adequado dentro da campanha.

As atividades realizadas pelas Regionais serão divulgadas e compartilhadas no site (www.endorcrino.org.br) e redes sociais (@sbemnacional) da Nacional e do Departamento da Tireoide. A orientação é que durante a campanha se utilize as hashtags #SemanaInternacionaldaTireoide #TSHnagestação #hipotireoidismonagestante e #hipertireoidismonagestante.

Serviço

Semana Internacional da Tireoide 2019
20 a 25 de maio
Mais informações: https://www.endocrino.org.br/

Instagram: @sbemnacional




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: