Indaiá 3

Restaurante ZOI: cardápio leve e saudável

O intercâmbio de influências gregas traz uma explosão de sabores que permite uma viagem gastronômica.

22 de julho de 2017

 

Restaurante ZOI traz influências da gastronomia grega e mescla com a culinária regional cearense.

Restaurante ZOI traz influências da gastronomia grega e mescla com a culinária regional cearense.

 

Restaurante ZOI: cardápio leve e saudável.

O restaurante ZOI, localizado dentro do complexo do Colosso Lake Lounge, tem influência na cultura grega e traz elementos que mesclam harmonicamente com alguns ingredientes da culinária regional nordestina. Esse intercâmbio de influências gregas traz uma explosão de sabores que permite uma viagem gastronômica.

Inaugurado em outubro de 2016, o ZOI conta com um menu assinado pela chef Liliam Braz.  Vinda do Pará e após passar por experiências profissionais em São Paulo e na área hoteleira de alto padrão no litoral do Ceará, a chef se consolidou no ZOI. Liliam dedica sua arte na gastronomia ao criar pratos com sabores marcantes a partir de insumos regionais misturados aos ingredientes vindos da Grécia.

O ambiente é bem agradável. O restaurante é sofisticado e fica em um área rodeada de muito verde. O menu é repleto de opções saudáveis. A equipe da Saúde Fortaleza foi conferir tudo isso e selecionar os melhores pratos para a nossa turma fitness se deleitar.

Entrada 
Começamos pela salada de quinoa.
Salada de quinoa. Opção super saudável e refrescante para a entrada.

Salada de quinoa. Opção super saudável e refrescante para a entrada.

A salada tem quinoa, tomate cereja, hortelã, salsinha, queijo feta e pepino. Uma entrada bem refrescante e gostosa. Essa entrada é uma das mais pedidas, segundo a chef.

Para Liliam, a culinária regional nordestina tem muitos ingredientes que trazem uma explosão de sabor. O toque regional pode se mesclar perfeitamente com ingredientes mais sofisticados. Exemplo disso são as frutas e os frutos do mar da estação que são usados na composição dos pratos.

Pratos principais

Um prato que traz uma combinação inusitada, porém super saborosa, é o “ceviche” de atum fresco. A opção traz o peixe cortado em cubo com crispy de batata doce por cima e um mistura de anis estrelado com abacate e manga. As frutas dão um toque todo especial.

O ceviche de atum traz uma combinação de frutas bem conhecidas da nossa terra e que dão um sabor muito agradável ao prato.

Provamos também o prato Peixe Grelhado Clássico. O prato é composto por peixe grelhado, jerimum amassado, pimentão amarelo, espinafre, cebola grelhada, queijo feta e amêndoas e regado a muito azeite grego. A combinação entre os ingredientes, que são preparados separadamente, era puro requinte e muito saborosa.

O prato traz ingredientes preparados com capricho e no “time” certo. O jerimum, típico da nossa reigão, ganhou um toque sofisticado e deu um sabor incrível ao prato.

O último prato que provamos e tivemos um sério caso de amor foi o Camarão rosa selvagem grelhado. O prato é composto por camarões divinamente selecionados, farofa de tapioca frita, cúrcuma, queijo feta e manteiga de ervas.

A combinação do camarão grelhado com a tapioca remete à nossa regionalidade e se traduz em um sabor incrível.

camarão rosa grelhado

Camarão rosa grelhado com tapioca é uma ótima pedida.

A chef destaca que muitos ingredientes como o iogurte usado em diversos pratos e sobremesas são de fabricação própria. ” Optamos por isso para ter um controle de qualidade maior. Muitos desses ingredientes tem a influência grega, que é a base do ZOI, mas quando produzimos o nosso próprio insumo garantimos a total qualidade do que oferecemos na gastronomia”, conta Liliam.

Eventos

O restaurante é aberto ao público e aceita eventos particulares. Casamentos são comuns por lá e não é á toa. Além da gastronomia excelente, o ambiente é muito aconchegante. O ZOI é rodeado de uma área verde e por um lago muito bonito. O ambiente é isolado com imensas divisórias de vidro, o que permite uma vista privilegiada do pôr do sol, que deixa qualquer ocasião muito mais especial.

> Lançamento da 23ª edição de Saúde Fortaleza acontece no Colosso Lake Lounge

> Lançamento da Revista Saúde Fortaleza acontece no Colosso Lake Lounge

Curiosidade 

“ZOI é um substantivo feminino, uma variante da palavra ZOE que significa VIDA é permeada por um sentido transcendental, significando a vida eterna, ou a vida em Deus, a própria natureza divina. O cognato, em terras alencarinas, refere-se à janela da alma, ou, nas palavras do poeta, a vitrine do coração. ZOI, é o olho, o órgão da visão, tão importante para cultura helênica que tem status de talismã contra a inveja, escudo contra o mau-olhado. [Ancestral, orgânico, vivo
é carne & vegetal], a começar pelo nome ZOI, que é uma variação de ZOE, que significa Vida.

ZOI é um restaurante que funciona dentro do Colosso, portanto, seu funcionamento também está ligado aos eventos particulares que a casa promove. A gerência sugere realizar reserva para garantir sua mesa”.

Serviço:

Restaurante ZOI
Endereço:
Colosso Lake Louge
Rua Hermenegildo Sá Cavalcante, s/n – Edson Queiroz, Fortaleza – CE, 60811-905
Telefone: (85) 98160-0088

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Quarta a Domingo e feriados: 12:00 às 00:00




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: