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Ressaca de Carnaval: como acabar com o mal-estar

O álcool interfere no treino e na dieta. Porém, para quem na abre mão de beber sua cervejinha, separamos dicas para amenizar os efeitos colaterais no corpo.

19 de fevereiro de 2019

Depois de dias de folia, o corpo sente os efeitos negativos dos excessos e a ressaca do Carnaval se torna um desconforto. Para minimizar os sintomas desagradáveis, nós separamos dicas profissionais de hidratação, alimentos leves e antioxidantes que vão te livrar do mal-estar.

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O álcool em excesso desidrata e interfere nos resultados da dieta. Todo o esforço feito na academia pode ir por água abaixo após dias de excesso alcoólico, pois ele provoca a redução da síntese de proteínas durante o período de recuperação muscular. Porém, para quem na abre mão de beber sua cervejinha ou drinks durante o carnaval, a palavra é moderação. Separamos as principais dicas para amenizar os efeitos da ressaca no corpo.

“Após o consumo exagerado de álcool, é preciso desintoxicar o fígado para que ele consiga regenerar normalmente suas células. A bebida alcoólica atrapalha a ação das enzimas no órgão, que não conseguem metabolizar o que é ingerido em excesso, o que acaba causando os sintomas da ressaca”, explica a nutricionista Jessyca Cavalcante.

Ressaca nunca mais

Confira as dicas da nutricionista para diminuir os efeitos dos excessos do álcool e retomar sua rotina mais saudável:

  • Descasque mais e desembale menos. Opte por mais frutas frescas, verduras e legumes no vapor e proteína sempre grelhada. Evite comidas industrializadas, as gorduras ruins (frituras) e o açúcar refinado.
  • Aposte na ingestão de alimentos antioxidantes, como gengibre e beterraba.
  • Inclua as frutas vermelhas no cardápio, como morango, mirtilo e amora. Elas ajudam bastante no processo de regeneração de células do fígado.
  • Beba MUITA água. Antes, durante e depois da festa. O álcool é diurético, então interfere muito na absorção do líquido corporal, da água. Pode optar também pela agua de coco, pois é rica em minerais e eletrólitos, que funcionam como fonte de energia para o corpo.
  • As bebidas alcoólicas são ricas em calorias vazais, ou seja, que são transformadas rapidamente em açúcar no nosso sangue e não apresentam nenhum benefício nutricional para o corpo. Evite alimentos com alto índice glicêmico, pois podem causar dor de cabeça. Se vai ingerir álcool, se hidrate e se alimente muito também.

Atenção: A ingestão de bebidas alcóolicas em excesso podem causar problemas a curto e longo prazo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o abuso de álcool confere cerca de 5% do número total de doenças e lesões, comprometendo o funcionamento do cérebro e afetando vários outros órgãos.





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