São Luiz RioMar

Mitos e Verdades sobre a Infecção Urinária

Desmistifique o problema e saiba como evitá-lo

6 de março de 2018
Infecção Urinária: dor ao urinar é um dos principais sintomas.

Infecção Urinária: dor ao urinar é um dos principais sintomas.

A Infecção do Trato Urinário (ITU), conhecida também como Infecção Urinária, é uma infecção bacteriana que atinge parte do sistema urinário (bexiga, rins, uretra).

> Conheça técnicas da fisioterapia que podem tratar incontinência urinária
> Cirurgia plástica: a importância dos cuidados no pré e pós-operatório

> Kefir: um alimento poderoso
> Chegada do Carnaval alerta para a prevenção de DSTs

Os principais sintomas em adultos são ardor ao urinar, vontade de fazer xixi constante, dores na bexiga, ureteres ou rins.

 

Mitos e Verdades
  • Só mulheres podem desenvolver infecção urinária

Mito! O problema pode acontecer com homens e mulheres de todas as idades, inclusive bebês. No entanto, por conta da própria anatomia do corpo feminino, acaba acontecendo mais com mulheres. A maior proximidade entre uretra, ânus e vagina favorece a migração de bactérias.

  • Quanto menos água beber, menor a probabilidade de desenvolver 

Mito! Pelo contrário, a hidratação do corpo é essencial para evitar a infecção urinária. Quanto mais água você bebe, maior o volume e a saída de urina, o que ajuda a prevenir a instalação das bactérias responsáveis pelo incômodo.

  • Prender o xixi pode causar a infecção

Verdade! Além de ser causar infecção urinária, pode colaborar também para formação de pedra nos rins. Sempre tente ir ao banheiro quando sentir vontade.

  • Lavar muito a área íntima ajuda a prevenir 

Mito! A higienização é de extrema importância, sem dúvida. Porém, é necessário ter um cuidado para que a limpeza seja feita cuidadosamente, sem exageros. O excesso de lavagem da vagina pode desequilibrar a flora bacteriana do local.

  • O cranberry ajuda na prevenção 

Verdade! O cranberry é rico em proantocianidina (PAC), substância que ajuda na prevenção da infecção. Pode ser ingerido em suco ou a própria fruta. O ideal é consultar um profisisonal da área para indicar a quantidade necessária, pois é específica para cada organismo.

  • Se não tratada, a infecção urinária pode causar problemas para os rins

Verdade! É muito importante que a infecção seja bem tratada, pois o quadro pode evoluir para uma pielonefrite (infecção nos rins). Caso tenha qualquer sintoma, procure um ginecologista.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: