Banner Nossa Fruta – Sabores Especiais

Gengiva sangrando: pode ser um problema sério!

Pode ser por uma desordem nutricional ou até uma leucemia

17 de abril de 2017
gengiva sangrandoGengiva sangrando?

O sangramento da gengiva geralmente está associado a uma inflamação. Na maioria dos casos, o problema é a chamada gengivite ou periodontite, que acontece pelo acúmulo de placa (sujeira) nos dentes. Porém, é possível que em casos mais graves e mais raros, o problema possa ter origem desde uma desordem nutricional até uma leucemia.

6 problemas que podem causar sangramentos na gengiva

1 – Escovação com força exagerada e uso do fio dental de forma incorreta

O segundo fator mais comum que leva a gengiva a sangrar, perdendo apenas para a gengivite. A escovação de forma inadequada além de causar retração da gengiva expondo áreas mais sensíveis do dente, pode lesionar a região e ocasionar sangramento. O uso inadequado do fio dental esta intimamente relacionado com a escovação exagerada. Muitas pessoas reclamam da gengiva sangrando ao usar o fio dental e por causa disso param de usa-lo. Porém, segundo a dentista Mirelly Resende, de Fortaleza, isso é um grande erro. “Se o fio dental e a escova forem usados de maneira correta, ou seja, sem forçar a gengiva, o sangramento inicial que ocorre se deve a inflamação do periodonto. A medida que a correta higienização da boca for feita a gengiva volta a ficar saudável e o sangramento para”, garante a dentista.

2 – Escorbuto

O escorbuto se deve a ausência de vitamina C no organismo o que leva a inflamação da gengiva e ao seu sangramento.

3 – Leucemia

Problema mais grave, que pode ter manifestação na região oral. A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos) de origem, na maioria das vezes, não conhecida. Ela tem como principal característica o acúmulo de células jovens (blásticas) anormais na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. Os principais sintomas da leucemia decorrem do acúmulo dessas células na medula óssea, prejudicando ou impedindo a produção dos glóbulos vermelhos (causando anemia), dos glóbulos brancos (causando infecções) e das plaquetas (causando hemorragias). Depois de instalada, a doença progride rapidamente.

4 – Deficiência de vitamina k

A vitamina K está diretamente relacionada com a coagulação, por isso, com a sua diminuição no organismo o sangramento pode aumentar.

gengiva sangrando

Visitas ao dentista deve fazer parte do pré natal de toda grávida.

5 – Alterações hormonais durante a gravidez 

Durante a gravidez, devido a alterações dos hormônios, as mulheres podem ter maior tendência a gengiva sangrando. Nesse caso é preciso que  a gestante procure a orientação do dentista. O pré natal odontológico é de extrema importância para a saúde da mamãe e do bebê. “Um processo inflamatório na gengiva, por exemplo, pode levar a um quadro de parto prematuro, criança de baixo peso e até pré-eclâmpsia”, alerta a dentista Mirelly Resende.

6 -Próteses mal adaptadas

Próteses antigas e mal adaptadas podem lesionar a região intra-oral. Nesse caso, pode ser necessário pensar em trocar a prótese removível ou realizar trabalhos fixos sobre implantes.

> Saiba se você está usando o fio dental da forma correta
> Alimentos para higienização bucal
> Redobre a atenção com a saúde bucal durante a gravidez

 

5 dicas simples da Dra. Mirelly Resende, dentista, para cuidar da sua saúde bucal:

1- Não use enxaguastes bucais com álcool, pois eles podem irritar mais as gengivas.

2- Evite o uso de cigarro ou tabaco, pois alguns estudos mostram que o tabaco pode agravar o sangramento das gengivas.

3- O fio dental é de extrema importância, seu uso deve ser diário. Você não deve forçar o fio contra a gengiva, e sim, passar delicadamente ao redor de cada dente.

4- Durante a escovação, sempre escove a língua, pois isso melhorar o hálito e pode evitar outros problemas.

5- Não deixe de ser alimentar bem. Uma dieta equilibrada, com consumo de vitamina C, ácido fólico, cálcio e vitamina B ajudam a manter a gengiva saudável.

 

Serviço:

Dra. Mirelly Resende Odontologia
Harmony Medical Center
Av. Dom Luís, 1233, sala 512 – Aldeota
(85) 3181.9815 / 99615.1474




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: