Publicidade assembleia

E-book aborda sobre cérebro infantil e neurocirurgia pediátrica

A obra traz informações como a diferenciação do sistema nervoso de uma criança e de um adulto

14 de outubro de 2020
e-book

E-book está disponível de forma gratuita. Foto: Divulgação

O e-book “Em defesa do sistema nervoso das crianças”, produzido pelo neurocirurgião pediátrico e escritor cearense, Eduardo Jucá, aborda as enfermidades que acometem o cérebro infantil e o histórico e a atuação da especialidade neurocirurgia infantil. De acordo com o autor, cuidar bem de uma criança e zelar para que se desenvolva da melhor forma possível é contribuir para uma sociedade melhor.

> Hábitos saudáveis ajudam a reduzir riscos de câncer de mama

A obra traz informações sobre a diferenciação do sistema nervoso de uma criança, que, segundo o neurocirurgião, não pode ser tratado como um pequeno sistema nervoso de adulto.

De acordo com Eduardo Jucá, o cérebro da criança é capaz de se recuperar de maneira surpreendente após doenças, acidentes ou cirurgias. No entanto, está mais suscetível a insultos e agressões que podem comprometer funções neurais tão sofisticadas como a aprendizagem e a sociabilidade.

> Mosquitos que impedem transmissão da dengue serão produzidos no Ceará

“Há diferenças estruturais e funcionais que tornam necessária uma abordagem especial, dedicada ao período de grandes transformações pelas quais passa o cérebro infantil”, explica.

Doenças

Além disso, o acometimento de doenças também é um fator de diferenciação. Conforme Jucá, as crianças sofrem as consequências, por exemplo, de alterações na formação do sistema nervoso que ocorrem ainda durante o período fetal, na gestação. “Situações mais raras, como tumores cerebrais ou epilepsias, são outros exemplos de causas distintas em crianças e adultos”, pontua.

> Saiba onde realizar exames gratuitos de Covid-19 no Ceará

A obra trata ainda de temas como formação em neurocirurgia pediátrica, direcionada para classe médica interessada em atuar na área, e alterações do sistema nervoso, além de doenças como hidrocefalia, tumores cerebrais na infância, traumatismo craniano e infecções no sistema nervoso e cirurgias como a da epilepsia e espasticidade.

Para ter acesso ao e-book gratuitamente, clique aqui.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: