Banner Orgânico

Dieta anticâncer

Saiba quais alimentos podem atuar na prevenção desta doença

18 de junho de 2014

Seguir uma alimentação saudável não significa, somente, perseguir um tipo físico ideal. Cada vez mais o conceito de viver saudável é seguido ao pé da letra, ou seja, o objetivo maior e primordial é a busca pela longevidade e prevenção de males que podem ser evitados se cuidarmos do nosso corpo.

Os avanços da ciência colaboram cada vez mais com essa busca. Hoje conseguimos desfrutar com consciência dos benefícios de determinados alimentos, inclusive contra doenças sérias, como o câncer. Segundo a Dra. Lucianna Auxi, médica com prática ortomolecular em Fortaleza, consumir determinados alimentos podem ajudar a prevenir essa temida doença, isso porque em todos os vegetais crucíferos (couve, couve de Bruxelas, brócolis, etc…) existe uma substância chamada sulfurofano que pode ser ativa contra células malígnas. “Quanto mais amargo o vegetal, mais teor desse substância teremos”, explica a especialista.

Conheça um pouco mais esses vegetais e inclua-os em sua dieta. São saborosos e ainda aliados da sua saúde.

brocolis

-Brócolis: é rico em vitaminas C e A e em minerais como cálcio e ferro, folato (que afasta anemias) e bioflavonóides, que protegem contra o desenvolvimento de tumores. A melhor forma de cozinhar um vegetal rico em vitamina C é no vapor, pois como ela é fotossensível, ou seja, não suporta grandes temperaturas, o cozimento acaba destruindo suas propriedades.

repolho02

-Repolho: estudos indicam que pessoas que consomem boas quantidades desse alimento apresentam menores chances de desenvolverem câncer de cólon. O efeito protetor é atribuído a compostos, como os bioflavonóides, e outras substâncias químicas responsáveis por inibir o crescimento de tumores e proteger as células dos danos causados pelos radicais livres.  Cozinhar o vegetal no vapor preserva a maior parte dos seus nutrientes. Os métodos de cozimento rápido também reduzirão o odor sulfuroso, liberado quando o repolho é aquecido. Outra dica é evitar cozinhá-lo em uma panela de alumínio para não causar a reação química que descolore o vegetal e altera seu sabor.

espinafre

-Espinafre: vitaminas A e C, os minerais potássio e ferro, além do folato, integram essas folhas verde-escuras. Para evitar o cozimento excessivo, prefira preparar a vapor ou refogado na frigideira. Esses métodos preservam a textura e o sabor, além de minimizar a perda de muitas vitaminas que são solúveis na água. Apesar desta redução, o espinafre cozido possui um valor nutricional maior que a versão crua.

couve-flor

-Couve-flor: é nutritiva, rica em fibras e pobre em calorias. Para reter melhor os seus nutrientes, cozinhe no vapor ou ferva rapidamente. Mas quando é cozida por muito tempo, ela fica mole e libera compostos sulforosos. Uma alternativa é usar a panela sem tampa, que ajuda a dispersar estes compostos.

Foto-Dra.-Lucianna-300x300

Dra. Lucianna Auxi Costa

Médica com prática ortomolecular

Serviço:
Clínica Posturale
Torre Comercial Del Paseo, Av. Santos Dumont, 3131, sala 1121
Contato: (85) 3265.0456.5562




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: