Banner animado assembleia abril

Coronavírus: três casos são confirmados no Ceará

Os pacientes, dois homens e uma mulher, são de Fortaleza e estiveram em recente viagem ao exterior

16 de março de 2020

Os dados mais recentes da Sesa, divulgados neste domingo, contabilizam 84 casos suspeitos de coronavírus no Estado.

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) divulgou, no último domingo (25), que três testes de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) deram positivo.

Os pacientes, dois homens e uma mulher, são de Fortaleza e estiveram em recente viagem ao exterior. Dois deles estão internados em um hospital particular na capital e outro, em isolamento domiciliar. A nota oficial divulgada pelo órgão informa, ainda, que o quadro clínico deles neste momento não é grave.

Confira a nota:

“A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) informa que três testes de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) deram positivo na noite deste domingo, 15 de março. São pacientes que estiveram em recente viagem ao exterior. Os três, dois homens e uma mulher, são de Fortaleza. Dois estão internados em um hospital particular na capital e outro, em isolamento domiciliar. O quadro clínico deles neste momento não é grave.”

Os dados mais recentes da Sesa, divulgados neste domingo, contabilizam 84 casos suspeitos de coronavírus no Estado. Ao todo, foram 173 notificações; dentre elas, 86 casos descartados.

Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, até a publicação desta matéria, são 200 casos de pessoas infectadas pelo Covid-19 e 1913 suspeitos. Até o momento, no Brasil, não foi registrada nenhuma morte.

Prevenção

A população deve estar em estado de alerta diante do contato com pessoas que apresentem os principais sintomas da doença, por meio de gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, toque ou aperto de mão, além de contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido do toque à boca, nariz ou olhos. Em caso de aparecimento desses sinais, é necessário procurar uma unidade de saúde.

No dia a dia, alguns hábitos podem ajudar na prevenção, como:

  • Lavar as mãos com água e sabonete (na falta, optar por desinfetante para as mãos à base de álcool) por pelo menos 20 segundos;
  • Evitar encostar nos olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos;
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  • Limpar objetos e superfícies tocados com frequência.

Ao informar-se sobre formas de propagação e tratamento do Coronavírus, é importante ter atenção à procedência dos dados que estão sendo veiculados. Por isso, preparamos uma lista de mitos e verdades sobre a doença.

Serviço:

Ministério da Saúde
https://saude.gov.br

Secretaria de Saúde do Estado do Ceará
https://saude.ce.gov.br
(85) 3101.5223




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: