São Luiz RioMar

Banana: a fruta completa

Saiba mais sobre os benefícios dessa fruta super saudável

21 de fevereiro de 2018
banana

banana para todos os gostos!

Banana, quem não ama? Difícil achar quem não goste! Eu, em particular, sou apaixonada e fico super feliz quando ela está como opção de fruta no meu plano alimentar.
Mas sempre surge a dúvida, mas fruta tem frutose.. que nada mais é que o açúcar proveniente das frutas.. e aí? Pode ou não pode?
As frutas são ricas em vitaminas, fibras e minerais, sendo benéficas e se encaixando perfeitamente em planos alimentares de acordo com os objetivos de cada um, então seguir o que manda o profissional da saúde iremos estar agregando valor nutricional e sabor!

A banana é uma fruta riquíssima em nutrientes, tais como:

• Ferro

favorece a produção de hemoglobina, prevenindo anemia.
• Potássio

evita cãibras, fadiga muscular e alterações nos batimentos cardíacos.
• Fibras

regularizam o intestino e reduzem o colesterol total.
• Vitamina B6

ativa a produção de serotonina, minimiza os sintomas de tensão pré-menstrual, diminui a retenção de líquidos, e ajuda no combate à insônia e depressão.
• Vitamina C

antioxidante, ajuda na produção de colágeno, conferindo elasticidade à pele, e auxilia o organismo na resistência a infecções.
triptofano – Os alimentos ricos em triptofano são ótimos para melhorar o humor e proporcionar sensação de bem-estar porque ajudam na formação de serotonina, uma substância presente no cérebro que facilita a comunicação entre os neurônios, regulando o humor, a sensação de fome e o sono.

O ideal é consumi-lá na fase mais verde do que na mais madura, pois quando ela está nesta fase ainda possui o amido chamado “resistente”, que proporciona mais saciedade e controla melhor a fome. A banana verde é constituída essencialmente por água e amido. A medida que a fruta vai amadurecendo, o amido transforma-se em açúcares mais simples, como a glicose, frutose e sacarose, sendo digerida mais rapidamente.

Veja as calorias de cada tipo da fruta

Banana-da-terra – 128 calorias e 1,5 g de fibras.
Banana ouro – 112 calorias e 2 g de fibras.
Banana prata – 98 calorias e 2 g de fibras.
Banana nanica – 92 calorias e 1,9 g de fibras.
Banana maçã – 87 calorias e 2,6 g de fibras.

A fruta é bastante consumida em refeições pré-treino, isso porque a banana apresenta amido em sua composição, que é responsável por aumentar a energia de forma mais prolongada, ao passo que outras frutas geralmente apresentam apenas frutose, que é um carboidrato simples de rápida absorção com liberação de energia momentânea. Ela é rica em vitamina B6 e potássio, que são nutrientes importantes para a regulação da contração muscular, do equilíbrio hídrico e para a manutenção do ritmo cardíaco, além de prevenir cãibras.

Então se é pra ter banana, tem que ter bolo também não é?!

Vamos de #ReceitaDaAry

Bolo de banana

Receita de bolo de banana da Ary Aguilera.

🍌 3 bananas maduras
🍌 1 banana em rodela para forrar a forma
🍌 4 ovos
🍌 1/2 xícara de óleo de coco
🍌 1/2 xícara de uva passa
🍌 1/2 xícara de farinha de castanha de caju
🍌 1 1/2 xícara de farelo de aveia
🍌 1 xícara de leite vegetal
🍌 1 colher (sopa) de psyllium @giroil
🍌 canela à gosto
🍌 1 pitada de goma xantana
🍌 2 colheres (chá) fermento em pó
🍌 açúcar demerara para untar a forma

Bater no liquidificador os ovos, banana, óleo de coco, uva passa e leite vegetal. Reserve.
Em um recipiente adicione a aveia, canela, fermento em pó e a goma xantana, misture. Adicione a mistura líquida da mistura seca e misture, SEM BATER! Caso ache a massa muito pesada pode adicionar mais um pouco de leite vegetal. Em um forma untada com óleo de coco, forte com um pouco de açúcar demerara, coloque a banana em rodela forrando o fundo e despeje a massa. Leve ao forno 180º até que você espete e não saia sujo. .




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