Categories: Saúde e Bem Estar

Semana mundial do aleitamento materno: MEAC promove atividades online

Em função da pandemia de covid-19, a edição 2020 da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) foi totalmente pensada dentro dessa nova realidade.

> Academias voltam a funcionar em Fortaleza com 30% da capacidade

> Covid-19: Governo do Ceará alerta para possível interrupção de retomada de atividades

A atividade de abertura, por exemplo, será uma live, a ser transmitida pelo perfil do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh no Instagram (@complexohospitalardaufc), a partir das 9h do dia 3 de agosto.

O tema será “Apoie o aleitamento materno por um planeta sustentável”, com a moderação da jornalista Danielle Campos e a palestra da Profa. Márcia Machado, enfermeira, professora associada do Departamento de Saúde Pública, com mestrado e doutorado pela UFC e pós-doutorado pela Universidade Harvard. Acesse aqui e fique por dentro de tudo que vai acontecer na SMAM 2020.

> Teste de sangue detecta Alzheimer até 20 anos antes do primeiro sintoma

Banco de Leite Humano da Maternidade

Também como parte da programação da SMAM 2020, o Banco de Leite Humano da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand realizará, no próximo dia 4 de agosto, a partir das 15h, mais uma edição online do Curso para Gestantes. O bate-papo virtual sobre aleitamento materno, mais uma adaptação feita pelo Banco de Leite Humano da MEAC nesta pandemia, será com a enfermeira Fabíola Sá. As inscrições podem ser feitas pelo número (85) 3366-8509. As vagas são limitadas.

O gerente de Atenção à Saúde da MEAC, Dr. Edson Lucena, explica que promover o aleitamento materno é uma das prioridades da instituição: “sabemos da repercussão que esta prática tem no crescimento e desenvolvimento da criança, no fortalecimento do vínculo familiar e para toda a sociedade. Por isso, a semana já é parte do nosso calendário de eventos e esse ano, graças ao engajamento de nossos colaboradores, será mais uma oportunidade de informação, formação e assistência com uma programação bastante diversificada”.

Atividades

Além das atividades online, a SMAM terá outras 140 voltadas ao público interno, que inclui profissionais, residentes e internos, pacientes internadas e acompanhantes.

A chefe do Banco de Leite Humano da MEAC, enfermeira Janaína Landim, anuncia que serão abordados diversos temas. Entre eles: contribuição da amamentação para o desenvolvimento de um planeta mais saudável, aleitamento materno logo após o nascimento, orientações para uma amamentação adequada, manutenção da amamentação mesmo em tempos de pandemia e direitos da mulher que amamenta, entre outros, em palestras, jogos educativos, rodas de conversa, distribuição de material informativo e atendimentos individuais.

saudeforta

Share
Published by
saudeforta

Recent Posts

Alimentos ricos em licopeno ajudam na prevenção do câncer de próstata

um terço dos novos casos de câncer poderiam ser evitados com hábitos de vida mais…

1 semana ago

Com eficácia de 90%, vacinas produzidas pela Fiocruz poderão beneficiar 30% mais pessoas

Brasil cada vez mais perto de uma resposta em larga escala

1 semana ago

Fertilidade: saiba quando procurar tratamento médico

Questões biológicas e emocionais podem alterar fatores ligados à fertilidade

1 semana ago

Câncer de próstata: técnica cirúrgica pode manter a capacidade erétil

O diagnóstico precoce está relacionado ao sucesso do tratamento e à cura do paciente

2 semanas ago

[DICA DA NUTRI] Como reduzir o consumo de Açúcar na Rotina?

Com simples mudanças de hábito é possível diminuir a "necessidade"de ingestão de açúcar branco

2 semanas ago

Fiocruz inicia testes com BCG para combate ao coronavírus

Ao todo serão vacinados 10 mil profissionais de saúde no país

2 semanas ago