Banner São Luiz – Miguel Dias

Agricultores familiares aumentam renda após parceria com rede de supermercados

A parceria possibilitou aos agricultores um aumento de até 80% na sua renda mensal e visa apoiar pequenos produtores locais

6 de novembro de 2019
Agricultores familiares têm aumento de 80% na renda mensal após parceria entre Mercadinhos São Luiz e Muda Meu Mundo. (Foto: Divulgação)

Agricultores familiares têm aumento de 80% na renda mensal após parceria entre Mercadinhos São Luiz e Muda Meu Mundo. (Foto: Divulgação)

Uma parceria entre os Mercadinhos São Luiz e a empresa de impacto socioambiental Muda Meu Mundo possibilitou aos agricultores familiares um aumento de até 80% na sua renda média mensal, em comparação ao mesmo período do ano anterior. A ação é fruto do lançamento da Mercado Justo & Sustentável, prateleira exclusiva do mercado que oferta os produtos.

> Mercadinhos São Luiz lança aplicativo para ofertas personalizadas
> Mindfulness: o uso da atenção plena na alimentação e seus benefícios
> Proteína para vegetarianos: mantenha o equilíbrio na alimentação e bombe os músculos

A iniciativa é pioneira nos supermercados do Brasil. O objetivo é apoiar pequenos agricultores locais a escoar seus produtos sustentáveis. Além disso, o projeto busca capacitar as famílias, garantindo qualidade dos produtos e o rastreio completo da cadeia ao entregar um produto fresco e recém colhido para o cliente, criando uma rede de mercado justo local e incentivando o consumo com propósito dentro dos supermercados, causando impacto na população rural.

Impacto social

A Muda meu Mundo em parceria com supermercados procura oferecer um alimento sustentável, fresco e local para a população através do rastreio de cada produto e da prática dos princípios de mercado justo. (Foto: Divulgação)

Cada compra realizada impacta diretamente na vida das famílias no campo, aumentando suas rendas, apoiando a recuperação de matas nativas, como é o caso dos agricultores, os irmãos Gilmar Cruz de Andrade e Lucas Cruz de Andrade. Desde a infância ambos trabalham na agricultura, desde 2013 atuando na produção agroecológica, no Sítio Barreiros, em Aratuba (CE). “A parceria com a Muda Meu Mundo veio num momento muito bom, para dar uma base mais sólida ao nosso trabalho. Hoje, além de nós dois, temos quatro colaboradores conosco, ou seja, ao todo são seis famílias sendo sustentadas por meio desta atividade”, afirma Gilmar.

A iniciativa propõe um consumo consciente, além de apoiar a agriculta local. (Foto: Divulgação)

A iniciativa propõe um consumo consciente, além de apoiar a agriculta local. (Foto: Divulgação)

Outra economia que merece destaque é a de sacolas plásticas: mais de 12 mil unidades deixaram de ser utilizadas no período, já que a Muda meu Mundo oferece sacolas de papel em dois tamanhos para os clientes.

Expansão

Na última terça-feira (05), a Muda Meu Mundo chegou em mais duas lojas dos Mercadinhos São Luiz: Oliveira Paiva e Santos Dumont. Com as novas lojas, já são cinco as unidades que contam com Prateleira de Mercado Justo: Benfica, Miguel Dias, Rui Barbosa e agora Oliveira Paiva e Santos Dumont.

> Mercadinhos São Luiz inaugura sua 21ª loja na Av. Miguel Dias
> Muda Meu Mundo promove fim de semana agroecológico

“Com a prateleira de Mercado Justo, podemos oferecer aos nossos clientes uma opção de preço entre o orgânico e o convencional, tornando a alimentação sem agrotóxico acessível para os clientes, e atendendo a uma demanda por múltiplas ofertas”, confirma Joana Ramalho, diretora de estratégia e inovação dos Mercadinhos São Luiz. 

Segundo Priscilla Veras, proprietária da Muda Meu Mundo, a empresa nasceu para resolver dois grandes problemas do mercado alimentício: a exploração dos agricultores familiares e o custo excessivo dos produtos orgânicos. Fazendo a ponte entre produtor e consumidor, a empresa torna ainda mais acessível à população em geral o consumo de alimentos sustentáveis e sem agrotóxicos, por meio da Prateleira de Mercado Justo.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: