Indaiá 3

01/01 Musical Uma Sinfonia Diferente – Azul da Cor do Mar

5 de abril de 2016

7c8d9991-9b6f-4335-8816-8364aec93f27

Crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) serão protagonistas do primeiro musical totalmente voltado para o autismo no Nordeste. O Musical Uma Sinfonia Diferente – Azul da Cor do Mar, será realizado no dia 5 de abril, às 19h, no Teatro do Shopping Via Sul, em Fortaleza (CE). A iniciativa é uma parceria entre a Associação Fortaleza Azul (FAZ), Shopping Via Sul e os ingressos já estão com as vendas iniciadas. Uma Sinfonia Diferente é um musical voluntário que pretende mostrar e conscientizar a sociedade da capacidade de indivíduos com TEA. Ao todo são quase 125 participantes, entre 21 crianças e adolescentes autistas e mais de 100 voluntários (pais, profissionais de saúde e estagiários). A ação teve início em Brasília, com a musicoterapeuta Ana Carolina Steinkopf, que criou um projeto com base na prática clínica e a necessidade de novidade para crianças dentro do espectro autista. Ela percebeu que apesar dessas desordens, as crianças com TEA são muito sensíveis e atentas à música, e que a técnica facilita a comunicação verbal e não verbal, a criatividade, além de ampliar a interação com o mundo, contribuir na interação social e melhorar a qualidade de vida do autista e da sua família. Por sua importância, o projeto está sendo analisado pela UNESCO e sua idealizadora foi indicada ao Prêmio Brasil Mais Inclusão.

Sobre o Autismo

O TEA é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes.

No Brasil, segundo estudos voltados para a área, o autismo muitas vezes é diagnosticado tardiamente, o que prejudica o tratamento e dificulta a socialização da criança. São cerca de 2 milhões de casos atualmente no País.

Sobre a Associação Fortaleza Azul

A Associação Fortaleza Azul – FAZ é uma associação sem fins lucrativos formada atualmente por 100 famílias de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O principal objetivo da Associação é que indivíduos com autismo sejam respeitados em suas peculiaridades. Para isso, são pautas da FAZ a garantia de políticas públicas relacionadas ao autismo; ações que levem informações à sociedade e atividades que envolvam as famílias.

Serviço:
Musical Uma Sinfonia Diferente – Azul da Cor do Mar
Data: 5 de abril de 2016
Horário: 19h
Local: Teatro Via Sul (Via Sul Shopping – Av. Washington Soares, 433, Fortaleza/CE)
Vendas somente através do email: [email protected]





QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:








COMENTE:

Os comentários estão desativados.