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Confira os cinco hábitos que diminuem a ansiedade

Para ajudar a aliviar a tensão e diminuir a ansiedade, separamos os 5 melhores hábitos para você incluir na sua rotina e desopilar.

21 de junho de 2018
Ansiedade

Hábitos simples podem ter ajudar a baixar a ansiedade.

Um sentimento de desconforto causado por situações tensas do cotidiano pode ser normal. Contudo, quando essa sensação é frequente e intensa, pode ser caracterizado como um distúrbio psicológico.

Segundo a psicóloga e coordenadora de psicologia do Hospital Geral Waldemar de Alcântara, Fernanda Azevedo, a ansiedade é uma defesa que também pode prejudicar. “É um mecanismo de proteção em alguns momentos. O corpo se prepara para a possibilidade de agir diante dessa situação. Já o transtorno de ansiedade é diagnosticado quando os sintomas são exacerbados, atrapalhando de forma significativa o cotidiano do sujeito”, explica.

Para ajudar a aliviar a tensão e diminuir a ansiedade, separamos os 5 melhores hábitos para você incluir na sua rotina e desopilar.

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1. Faça atividades físicas

Além dos benefícios para o corpo, os exercícios físicos estimulam o organismo a produzir endorfina, responsável por causar uma sensação de alegria e bem-estar, o que ajuda a estabilizar as alterações de humor.

2. Alimente-se bem

Alguns alimentos, como frutas vermelhas, ajudam a equilibrar o nível de cortisol (hormônio que controla o estresse) no organismo. Além disso, alguns chás também servem como calmantes naturais e ajudam a equilibrar os nervos.

3. Fique offline de vez em quando

Aproveite os momentos bons com as pessoas de forma completa! Desligue-se um pouco do celular e evite a tensão de ter que estar sempre conectado. As redes sociais, apesar de importantes, também podem ser prejudiciais quando usadas sem moderação. “A tecnologia, especialmente o acesso às redes sociais, podem ser geradores de ansiedade”, afirma a psicóloga.

4. Esteja com quem você ama

Procure estar com a família e os amigos. É importante se cercar de pessoas que gostam de você e vão te contagiar com energias positivas.

5. Ouça música

Algumas músicas têm poder relaxante e isso foi comprovado cientificamente! Pesquisadores da Mindlab International, no Reino Unido, desenvolveram um estudo que colocava pessoas em situações de estresse para ouvir algumas músicas, analisando atividade cerebral, freqüência cardíaca, pressão arterial e taxa de respiração. Foi descoberta que uma música chamada Weightless de Marconi Union diminuiu em até 65% a sensação de ansiedade dos participantes.

Tá sentindo?

Os principais sintomas da ansiedade são: angústia, medo, insegurança, irritabilidade, fadiga, inquietação, tensão muscular, insônia, sintomas gastrointestinais, dentre outros.
“Quando esses sintomas se transformam em algo insuportável, por 3 a 6 meses sem melhora, é hora de procurar ajuda profissional no campo da saúde mental (psicólogo e psiquiatra)”, alerta a psicóloga.




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