Banner Granja Regina

3 coisas que você precisa saber sobre a AIDS e o vírus HIV

Ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto. Vamos te ajudar a esclarecer algumas!

1 de dezembro de 2015
1 de Dezembro, Dia Mundial de Luta Contra Aids FOTO: Divulgação

1 de Dezembro, Dia Mundial de Luta Contra Aids FOTO: Divulgação

O dia 1º de dezembro é a data em que se reitera a importância da conscientização da população a respeito da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). A doença se manisfesta após a infecção do organismo humano pelo HIV, ou “Vírus da Imunodeficiência Humana”.

A AIDS não é causada espontaneamente, mas por um fator externo, a infecção pelo HIV. Ela não tem cura, mas tem tratamento, de maneira que uma pessoa com a doença pode viver com o vírus HIV por um longo período, sem apresentar nenhum sintoma. Quanto mais cedo a presença do vírus for detectada, mais eficiente poderá ser o tratamento.

Confira algumas informações que você precisa saber sobre essa doença:

– Ser portador de HIV não é o mesmo que ter Aids

Dados do Ministério da Saúde FOTO: Divulgação

Dados do Ministério da Saúde FOTO: Divulgação

 

HIV é o vírus que invade as células do sistema imunológico. A Aids é o quadro de enfermidades ocasionados pela perda dessas células. Ou seja, o vírus tem um longo período de incubação antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso. Por isso, uma pessoa pode ser portadora do vírus sem necessariamente estar com AIDS.

– Use camisinha não apenas pelos outros, mas por você também!

A pessoa soro positivo não pode ter relações sexuais sem camisinha, não só para não contaminar outras pessoas que não possuem o vírus, como também para não contrair outra forma do vírus, correndo o risco de desenvolver uma resistência. Isso vai dificultar o tratamento, sendo necessário a troca de medicação;

– Passou por uma situação de risco? Tome a PEP

Acha que está em situação de risco? Nada de esperar até o resultado de exames. Corre até um posto de saúde em até 72h após a exposição de risco e toma a PEP (profilaxia pós exposição sexual), um coquetel que pode prevenir a infecção.

Ah, e a medicação para tratamento de HIV é ofertada gratuitamente pelo Governo! Previna-se.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: