Indaiá 3

16 motivos para você tomar café diariamente

Baseado em estudos!

25 de novembro de 2015
FOTO: Divulgação

FOTO: Divulgação

O café é a bebida mais tomada do planeta e uma das mais amadas também. São muitos os benefícios da cafeína, por isso, nossa equipe listou os 16 principais motivos para você não deixar ele de lado!

1. Reduz o envelhecimento das células

De acordo com estudos conduzidos em 2005, quando se trata de antioxidantes, “nada se compara” à quantidade de antioxidantes encontradas no café.

2. Diminui o estresse

Só de sentir o cheiro do café, você pode se sentir mais calmo e dormir melhor. Pesquisadores da universidade coreana Seoul National University examinaram os cérebros de ratos que sofriam de estresse causado pela falta de sono e concluíram que a essência do café altera as proteínas do cérebro relacionadas àquele estresse. Vale ressaltar que essa pesquisa de aroma está relacionada apenas ao estresse gerada pela falta de sono.

3. Protege o fígado (principalmente se você bebe álcool!)

Quem bebe pelo menos uma xícara de café por dia tem 20% menos probabilidade de desenvolver cirrose hepática, uma doença auto-imune causada pelo consumo excessivo de álcool que pode resultar em falência hepática e câncer.

4. Pode reduzir o risco do câncer de pele (em mulheres)

Um estudo realizado pelo hospital Brigham and Women’s Hospital e a faculdade de medicina Harvard Medical School, mostra que mulheres que bebem três ou mais xícaras de café por dia têm menor probabilidade de desenvolver câncer de pele do que aquelas que não bebem café.

5. Melhora o desempenho de atletas

Segundo uma reportagem do jornal New York Times, há muitos anos, cientistas e atletas já sabem que uma xícara de café antes do treino impulsiona o desempenho atlético, principalmente em esportes de resistência como corridas de longa distância e ciclismo.

6. Ajuda no emagrecimento

A cafeína aumenta a quantidade de ácidos graxos circulando na corrente sanguínea, permitindo que os músculos do atleta absorvam e queimem essas gorduras como combustível, guardando assim as pequenas reservas de carboidratos do corpo para um momento posterior do treino.

7. Pode reduzir o risco de desenvolver o Diabetes Tipo 2

Segundo uma pesquisa da organização The American Chemical Society. Pessoas que bebem quatro ou mais xícaras de café por dia podem reduzir em 50% suas chances de desenvolver o Diabetes Tipo 2. Além disso, o risco cai mais 7% a cada xícara adicional ingerida.

8. Melhora a memória

O café melhora a capacidade cerebral de armazenamento de informações, pelo menos a curto prazo.

9. Auxilia na respiração

Estudos realizados pela Cochrane Data Base Review em 2010 apontam que o café tem efeito broncodilatador e reduz a fadiga dos músculos respiratórios.

10. Faz você feliz

Segundo um estudo brasileiro, realizado pela Universidade de Brasília (UnB), o café tem em sua composição uma proteína com propriedades analgésicas e efeito tranquilizante semelhante ao da morfina.

11. Reduz a depressão (para mulheres!)

A Universidade de Harvard mostrou que mulheres que bebem pelo menos quatro cafés por dia têm menos chance de desenvolver depressão, em comparação a quem não consome a bebida.

12. Aumenta a capacidade de concentração

Devido à presença da cafeína, o café, além de proporcionar maior energia, aumenta a capacidade de concentração. Dessa forma, atua deixando a pessoa mais “esperta” e preparada para as tarefas do seu dia a dia.

13. Pode deixar você mais inteligente

Logo depois de acordar, a cafeína pode ajudar no processo de bloqueio dos efeitos inibitórios do neurotransmissor adenosina e, com isso, aumentar a atividade dos neurônios e a liberação de outros neurotransmissores, como a dopamina (importante para a transmissão de impulsos nervosos) e a noradrenalina (que pode elevar sua capacidade de atenção).

14. Pode reduzir chances de desenvolver Alzheimer e Parkinson

O consumo diário de café (a depender da quantidade e de outros fatores, naturalmente) pode diminuir em 60% as chances de se desenvolver Alzheimer e de 32% a 60% as chances de se desenvolver o Parkinson.

15. Possui nutrientes importantes

Apenas uma xícara de café contém, em média:

6% do valor diário recomendado (VDR) de Vitamina B5;
11% do VDR de Vitamina B2;
2% do VDR de Vitamina B3 e Vitamina B1;
3% do VDR de Potássio e Manganês;
Quantidade considerável de antioxidantes (que ajudam a preservar suas células).

16. Pode fazer você viver mais

De acordo com estudo recente feito pela Universidade de Harvard, quem bebe de três a cinco xícaras de café por dia tem um risco 15% menor de morte prematura do que aqueles que não apreciam a bebida.

 




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: