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8 dicas para não afundar a dieta nas festas de final de ano

Mantendo a linha no natal, fazendo escolhas inteligentes!

24 de dezembro de 2015
FOTO: Reprodução

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Não. Natal não é sinônimo de fartura e nem de gordice. É possível manter a linha durante a ceia, que nem sempre é tão saudável assim. Nossa equipe listou algumas escolhas inteligentes que você pode fazer e algumas dicas para controlar o apetite e evitar os excessos. Confira!

1. Não vá de barriga vazia!

O ideal é ir previamente alimentado para a ceia. Faça sua refeição saudável normalmente e jamais espere pelo jantar de barriga vazia. Tome um iogurte desnatado ou uma fruta antes do jantar e isso ajudará no controle da compulsão alimentar.

2. Oleaginosas para a entrada

Uma boa dica é dividir a sua ceia em partes. Comece com as oleaginosas (nozes, castanhas, avelãs, amêndoas, passas e frutas secas), que são boas opções de entradas pois são ricas em proteína e gordura boa. Mas atenção à quantidade, pois são bem calóricas.

3. Salada, sim!

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Monte um prato farto de salada com um mix de frutas. Em geral, frutas e legumes são alimentos com baixa densidade de energia, muitas vezes com alto teor de água, o que ajuda na diminuição do apetite e evita os excessos.

4. Deixe o prato preferido por último!

Controle o desejo pela torta ou pela carne que você gosta. Reserve-o para comer por último, assim você já estará cheio e não precisará exagerar na quantidade ou repetir o prato.

5. Mais de um carboidrato, não!

Escolha apenas um tipo de carboidrato para compor a sua ceia. Aposte na farofa com vegetais ou um arroz especial com castanha e frutas secas.

6. Entenda seu corpo

Após comer, avalie se realmente está com fome e precisa repetir o prato. Muitas vezes, a gente come com os olhos. Preste atenção se seu corpo está precisando de alimento ou se você não está apenas com vontade de comer.

7. Para resistir às sobremesas

Tem chocolates de sobremesa? Monte uma mesa linda de frutas e doces à base de frutas sem cremes e açúcares ou um mix de frutas secas. Essa é uma boa estratégia para adoçar o fim da noite e trazer alternativas saudáveis às irresistíveis sobremesas natalinas.

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8. Cuidado com as bebidas!

Cervejas, refrigerantes e sucos possuem muitas calorias e podem fazer a diferença na balança. Para matar a sede e hidratar, aposte em na águinha mesmo. Para socializar junto da família, opte por apenas uma taça de vinho, de preferência tinto seco, um cabernet ou merlot, por conterem uma maior quantidade de resveratrol, potente antioxidante que evita envelhecimento.

A equipe Saúde Fortaleza deseja um feliz natal e boas festas!

 




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