A semente de abóbora é rica em várias vitaminas que nutrem o organismo e atuam na prevenção de doenças, como o câncer. A maior concentração de nutrientes da abóbora está nas sementes. Além do baixo teor calórico, elas possuem uma substância chamada cucurbitacina. O elemento possui propriedades anti-inflamatórias, além de sais minerais, proteínas, fibras e vitamina B.
A nutricionista Ticyana Falcão explica melhor sobre as principais propriedades da semente de abóbora. “São ricas em nutrientes como, magnésio, zinco, potássio e minerais. Possuem fibras que ajudam no funcionamento intestinal e controle glicêmico. Seu valor nutricional também contribui para um bom funcionamento e manutenção do sistema imunológico.” Ela ainda dá a dica de como a semente pode servir como fonte alternativa de proteína. “A cada de 100g de sementes de abóbora, há cerca de 18g de proteína. Uma ótima opção para vegetarianos e veganos”.
As sementes na prevenção do câncer
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, as sementes de abóbora estão dentro do quadro de alimentos indicado para a prevenção do câncer. As propriedades desses alimentos incluem o poder de inibir a chegada de compostos cancerígenos às células e, ainda, consertar o DNA danificado quando a agressão já começou, além de interromper a multiplicação desordenada.
“Além dos nutrientes, as sementes fornecem uma boa quantidade de antioxidantes, prevenindo doenças ligadas ao envelhecimento celular, como o câncer. Também é muito funcional para pessoas que sofrem um processo oxidativo mais intenso, como atletas, fumantes, pessoas expostas a estresse e exposição solar”, reforça Ticyana.
A semente pode ser encontrada em várias formas e preparações. De acordo com o Instituto de Prevenção Personalizada, a recomendação é que se utilize 2 colheres de sobremesa de farinha de semente de abóbora por dia. A nutricionista indica a melhor forma de consumir e preservar os nutrientes do alimento. “O ideal é que a gente consuma a semente crua. Depois que expomos os alimentos em alta temperatura, vai o mudando o valor nutricional do alimento. Ainda vai continuar tendo alto valor nutricional, mas o ideal é que seja crua. Pra melhorar a biodisponibilidade dos nutrientes, o ideal é deixar a semente de molho por 24h”, ressalta.
Serviço
Ticyana Falcão – Nutricionista
Rua Barbosa de Freitas, 1990 – Aldeota
Telefone: (85) 3055-0505 / (85) 98785-7745
Instagram: @ticyanafalcao