mídia de fevereiro da Prefeitura de Fortaleza.

Saiba mais sobre as causas e tratamentos da acne na mulher adulta

Dieta pode influenciar no aparecimento da acne

18 de março de 2024

Sintomas de acne na mulher adulta causam grande impacto na aparência e autoestima, independentemente da idade. O surgimento de cravos e espinhas, mesmo após a puberdade, pode afetar significativamente a qualidade de vida e o bem-estar emocional das mulheres.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o tipo de acne comum afeta, aproximadamente, 54% das mulheres brasileiras com mais de 25 anos. Por sinal, é um dos principais motivos para elas se consultarem com um dermatologista. O fato é que, mesmo sendo algo recorrente, pode ser tratado.

Segundo a médica Fernanda Cassain, a acne da mulher adulta é a mesma manifestação da acne vulgar ou comum. A grande diferença está na resposta do corpo feminino aos androgênios (hormônios produzidos pelos ovários e adrenais, sendo o mais conhecido a testosterona).

E mesmo assim, a acne da mulher adulta pode vir desde a adolescência e não necessariamente se manifestar após os 25 anos.

Principais causas da acne na mulher adulta

As principais causas da acne nessa faixa etária são multifatoriais e podem incluir predisposição genética, alterações hormonais, aumento da produção de sebo e crescimento bacteriano na pele. É importante identificar se ela vem desde a adolescência ou se surgiu na vida adulta.

Questões como irregularidade menstrual, uso de anticoncepcional, se as lesões surgiram com a interrupção do anticoncepcional ou com implantação de DIU hormonal, com implante chip da beleza, uso de anabolizantes. São informações que devem ser levantadas durante a consulta, pois vão determinar o tipo de tratamento.

Outra questão é que tem aumentado a prevalência da acne nessa faixa etária devido ao aumento do uso de DIU hormonal, aos chips da beleza e uso de anabolizantes. No caso do chip da beleza que tanto se fala, paciente não precisa necessariamente retirar o chip para controlar, existem hoje tratamentos para controlar esses efeitos colaterais. No consultório avalia-se cada caso. Os casos precisam ser avaliados individualmente para decidir a terapêutica.

De acordo com a médica, a alimentação interfere no surgimento da acne. Isso foi observado com pacientes que realizavam A Dieta de South Beach que é caracterizada por restrição de carboidratos. Ao acompanhar esses pacientes perceberam melhora da acne. Assim, alimentos hiperglicêmicos, leite desnatado devido aos hormônios desses animais, carboidratos simples interferem. Uso de whey protein também agrava a acne.

>Transplante de Sobrancelhas: saiba mais sobre como realçar a moldura do olhar

Quanto ao chocolate, é um erro é achar que o chocolate causa acne, na verdade é o leite do chocolate o responsável, pois o cacau não causa acne. Uma opção é optar por chocolate com cacau 70%.

O tratamento pode variar dependendo da gravidade e das características individuais da paciente. O tratamento tópico muitas vezes é escolhido quando há acometimento apenas da face. Já quando temos acometimento de tórax, costas ou até mesmo lesões profundas na face podemos optar por tratamento oral e temos várias opções, por isso é importante identificar a causa da Acne da Mulher Adulta: se é hormonal ou causada pelo uso de medicamentos, por exemplo.

Das opções das medicações orais temos a Isotretinoína, conhecido como Roacutan, a Espironolactona, Antibióticos entre outros.

Principais mitos sobre a acne

Um mito comum sobre acne é que ela é causada por má higiene da pele, mas na verdade a acne é causada por uma combinação de fatores internos e externos, e lavar o rosto em excesso pode até piorar a condição.

A exposição ao sol pode ajudar a tratar a acne, quando na verdade a exposição excessiva ao sol causa a falta impressão de melhor no começo, porém depois temos um efeito rebote com intensificação da acne.

Também acredita que pele oleosa não precisa ser hidratada. Precisa sim ser hidratada, pois precisamos equilibra o microbioma da pele para que os medicamentos atuem melhor.

Serviço:
Be.U Clinic
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 1300 Torre Sul – Sala 1614 – Complexo BS Design




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:




LEIA MAIS:




COMENTE: