R2 produtora abril 2021

Fortaleza é líder em uso de bicicletas compartilhadas no País

Fortalezense está se exercitando mais e poluindo menos graças ao programa Bicicletar

20 de novembro de 2015
FOTO: Divulgação

FOTO: Divulgação

Perto de completar um ano, o Bicicletar, sistema de bicicletas compartilhadas da Prefeitura de Fortaleza, já proporcionou 504.619 viagens, contribuindo para uma mobilidade sustentável na cidade com menos carros nas ruas e numa diminuição significativa na emissão de gases poluentes.

De acordo com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), nacionalmente, o Bicicletar lidera o ranking de bicicletas compartilhadas. Com uma média de 6,2 viagens a cada dia por bicicleta, o programa permanece no topo da lista em comparação com sistemas semelhantes, passando à frente de Rio de Janeiro (4,7), Brasília (2,2), Recife (1,5) e São Paulo (1,3).

Fortaleza polui menos

FOTO: Divulgação

FOTO: Divulgação

Deixaram de ser lançados na atmosfera mais de 181 toneladas de gás carbônico por meio das viagens com as bicicletas compartilhadas, ou seja, essa seria a poluição gerada caso essas viagens fossem feitas em veículos motorizados.

“A cidade tem acreditado no modo cicloviário e na capacidade do sistema Bicicletar. Temos notado que a bicicleta vem sendo bem mais utilizada para ir ao trabalho ou para outros compromissos que não sejam apenas lazer. Dessa forma, o sistema está em expansão na região oeste da cidade, onde há um fluxo bem intenso de ciclistas e estudantes”, explicou o secretário-executivo da SCSP, Luiz Alberto Saboia, que também é coordenador do PAITT.

Até o momento, são mais de 100 mil usuários cadastrados, sendo cerca de 70% deste total efetivados por meio do Bilhete Único.

 

 




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: