Unhas pintadas e bem feitas nem sempre é sinônimo de bem cuidadas. Existem alguns cuidados básicos para manter suas unhas saudáveis, antes, durante e depois de fazê-las no salão de beleza.
> Tratamento para unhas – Essie
> Batons e esmaltes para você arrasar no carnaval
> Óleo de abacate: emagrece, retarda o envelhecimento e hidrata a pele
> Pés, joelhos e calcanhares merecem atenção na hidratação
A Saúde Fortaleza separou algumas dicas essenciais para você não deixar os cuidados com as unhas de lado. Confira:
Hidratação
Manter as unhas e as cutículas fortes e hidratadas é necessário para mantê-las saudáveis, inclusive antes de pintá-las. Mesmo quando não estiver usando esmalte, não esqueça de passar o hidratante nas mãos e unhas.
Cutícula
É comum que se opte por tirar toda a cutícula na hora de fazer as unhas. No entanto, recomenda-se que não sejam retiradas totalmente com muita frequência, pois as cutículas servem para protejer as unhas de fungos e bactérias.
Caso a retirada não seja feita corretamente, pode ocasionar paroniquia, um quadro inflamatório com inchaço, pus e vermelhidão nos cantos das unhas. Outra indicação é apenas empurrar as cutículas para os cantos com a espátula, cuidadosamente.
Corte
Cuidado também ao cortar suas unhas. Caso o corte seja muito próximo à pele do dedo ou não seja feito corretamente, pode ocasionar pequenas lesões e inflamações, conhecidas como “cantos de unha”. Procure um profissional qualificado.
Kit próprio
O ideal é sempre levar seu próprio kit de unhas para o salão. Mesmo que os materiais de metal sejam esterilizados, a lixa e o palito acumulam bactérias que podem transmitir doenças, como hepatites B e C, micoses e AIDS, ainda que o risco de contaminação seja baixo. Previna-se!
Alimentação
Uma alimentação equilibrada é essencial para a nutrição do corpo, inclusive para as unhas. A dica principal é manter-se hidratada, então beba bastante água e aposte em alimentos ricos em água e nutrientes, como melancia. A desidratação pode deixar as unhas quebradiças e secas.
Algumas vitaminas como biotina, ferro, zinco e cálcio também ajudam no crescimento saudável das unhas. Procure um nutricionista para ter uma dieta mais específica com esses compostos.
Acetona x removedor
A tradicional acetona, caso usada em excesso, pode ressecar suas unhas. O removedor de esmaltes é uma alternativa para evitar o problema. Além disso, o produto é hidratante, eficaz e, dependendo da composição, tem o efeito nutritivo para suas unhas.