Ayurveda, ioga e musicoterapia serão oferecidas no SUS. Na última terça-feira, 28, a Portaria nº 849 do Ministério da Saúde, publicou no Diário Oficial da União a inclusão de 14 novas práticas alternativas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Os procedimentos seria oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
As terapias conhecidas como biodança, dança circular, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia e terapia comunitária integrativa foram reconhecidas como alternativas válidas para tratamentos e prevenção de doenças pelo Ministério da Saúde.
A terapia comunitária integrativa acontece em formato de roda para integrar mais os pacientes e tem como objetivo trabalhar as relações entre as pessoas.
Além dessas práticas, a meditação, ioga, reiki, shantala, que são conhecidas na medicina oriental também estão entre as alternativas adotadas na pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.
> Com caminhada, ioga e pilates atriz Fernanda Machado perde 17kg após gravidez
> Massagem: técnicas e benefícios que vão além do relaxamento
Cada município vai ser responsável por oferecer os serviços. Porém, Ministério informou que os serviços serão oferecidos gradativamente. Cada cidade vai optar em oferecer a terapia de acordo com a demanda da procura das terapias.
De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, mais de 5 mil estabelecimentos passaram a oferecer essas terapias alternativas.
Entre as práticas alternativas com mais destaque nos procedimentos oferecidos pelo SUS estão:
Ayurveda
O Ayurveda é uma filosofia médica oriental que foi de desenvolvida na índia há milhares de anos. A prática Ayuvética tem o objetivo de preservar e promover a saúde das pessoas e curar as doenças de forma mais holística. Os medicamentos são naturais e sua prescrição depende de pessoa para pessoa. Os métodos naturais mai usados nas terapias Ayuvéticas são massagens com óleos vegetais, medicamentos de origem animal, mineral e vegetal. Além da inclusão das plantas medicinais, dieta com alimentos mais naturais e exercícios de Yoga e meditação.
Ioga
A Ioga é uma prática milenar que une aspectos físicos, emocionais e espirituais, que além de trazer bem-estar para o corpo, traz equilíbrio emocional.
Em Fortaleza, a médica especializada em medicina preventiva, Maryna Landim, que é adepta das práticas da medicina ayurveda fez um curso recentemente em São Paulo para aprofundar seus conhecimentos das práticas da medicina oriental. Segunda a médica, a prática da medicina ayurveda defende que a longevidade acontece por meio de uma união do equilíbrio físico, emocional e espiritual.
https://www.instagram.com/p/BSCBWb-gg4E/?taken-by=dramarynalandim