São Luiz RioMar

Yoga: a revolução interna que traz equilíbrio entre corpo, mente e espírito

A prática vai muito além dos exercícios físicos

27 de setembro de 2018
A Yoga traz benefícios para toda a saúde, física e mental. (Foto: Banco de Imagens)

A Yoga traz benefícios para toda a saúde, física e mental. (Foto: Banco de Imagens)

Yoga é uma filosofia milenar de origem indiana que busca a união entre o corpo físico e o transcendental. 

> Campanha “Setembro Vermelho” atenta para cuidados com o coração

> Aulas de Crossurf em Fortaleza, um treinamento funcional diferente

> Práticas alternativas como Ayurveda, Ioga e musicoterapia serão oferecidas no SUS

> Alimentos que ajudam a reduzir o estresse

A yoga trabalha as emoções e proporciona um novo modo de ressignificar a vida. 

A prática consiste em exercícios respiratórios, posturas, meditação, mantras. O foco é um novo estilo de vida, que consiste na adoção da cultura de paz.

A Yoga promove:

– Autoconhecimento

– Expansão da consciência

– Melhora da relações interpessoais

Benefícios para o corpo

Além de favorecer o desenvolvimento pessoal, a Yoga contribui para a melhoria da memória, fortalecimento do corpo, flexibilidade, tônus muscular, diminuição de doenças cardíacas e do estresse.

Combinação perfeita: Yoga e Meditação andam juntas. A meditação favorece o autocontrole, relaxamento e melhora o sistema imunológico.

Métodos Yoga

Entre métodos tradicionais e contemporâneos, os mais difundidos estão o Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Kundalini Yoga e Raja Yoga. Um método que vem ganhando destaque na cidade é o Ashtanga. Segundo a professora do método, Tati Chaves, a prática compreende 8 passos, divididos em “asanas” ou posturas. O objetivo do método é a purificação do corpo e mente por meio do autoconhecimento, posturas, respiração, concentração e consciência mental.

Outro método é o Kundalini. Alémdesses benefícios, também estimula a consciência positiva, a autoaceitação e o bem-estar.  De acordo com Naiana Castro, professora de Kundalini Yoga, o método tem o objetivo de despertar a Kundalini, que é uma energia latente. O ponto está na base da coluna vertebral e ascende pelos sete principais chacras do corpo, despertando o potencial espiritual e criativo.

Meditação para crianças

Crianças participando do projeto "Valores Humanos na Educação Infantil", do Instituto Myra Eliane. A técnica de meditação é aplicada antes da aula, com o intuito de aflorar a concentração e a criatividade dos pequenos. (Foto: Reprodução)

Crianças participando do projeto “Valores Humanos na Educação Infantil”, do Instituto Myra Eliane. A técnica de meditação é aplicada antes da aula, com o intuito de aflorar a concentração e a criatividade dos pequenos. (Foto: Reprodução)

 

O Instituto Myra Eliane, voltado para a construção de uma sociedade humanizada, desenvolveu o projeto “Valores Humanos na Educação Infantil”. O projeto desenvolveu a prática da meditação na educação em 211 escolas pelo Ceará. O objetivo é trazer tranquilidade, equilíbrio emocional e autoconhecimento para os praticantes. O foco é em crianças de 2 a 5 anos, estudantes de escolas da rede pública.

Segundo a técnica formadora da Secretaria de Educação de Horizonte, Jocilânia Souza, o método é essencial para o aprendizado das crianças. “Temos um momento de meditação na nossa rotina diária com crianças, professores e funcionários nas escolas. O resultado dessa prática, além de relaxar, deixa as crianças mais receptivas para o conhecimento, aumenta o nível de concentração e diminui os níveis de ansiedade e estresse”, afirma.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: