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3 razões para apostar na musculação para perda de gordura

Porque não é só de aeróbico e caminhada que se vive um corpo enxuto!

18 de novembro de 2015
FOTO: Ingrid Machado

FOTO: Ingrid Machado

Nem só de cardio e de horas em cima de uma esteira se vive um corpo mais enxuto. Puxar ferro e levantar peso, além de aumentar e tonificar a musculatura, também faz você emagrecer. Nossa equipe, com a colaboração do educador físico e treinador pessoal, Inácio Carlos Rodrigues, vamos te mostrar 3 razões para você aderir ao treino de musculação para perder gordura!

1. Aumenta a taxa metabólica de repouso (TMR)

A TMR representa a maior parte do gasto energético diário do corpo humano. A massa magra aumenta a taxa metabólica em repouso de maneira moderada, cerca de 5 a 15%, o que nos proporciona um aumento no gasto energético de 80 a 180 kcal/dia.

“Parece pouco né? Mas estudos verificaram que praticantes de musculação apresentavam uma TMR com gasto de até 350 kcal/dia a mais do que os não praticantes, apesar de apresentarem o mesmo peso corporal”, explica o profissional.

2. Maior gasto calórico no pós exercício

FOTO: Instagram/@garotasfitness

FOTO: Instagram/@garotasfitness

O treino de musculação com alta intensidade gera maior EPOC (“excess post excersise oxygen consumption”, ou, em tradução livre, “consumo excessivo de oxigênio após o exercício”) do que a musculação em baixa intensidade.

Segundo o treinador Inácio, o EPOC parece responder exponencialmente a intensidade e de forma linear ao volume. O que isto quer dizer? Que não adianta ficar incluindo mais exercícios, e sim executá-los na intensidade adequada!

3. Aumenta a oxidação da gordura

Exercícios intensos diminuem a síntese de malonil CoA, e consequentemente, há uma redução da inibição da CPT1, o que leva a um aumento na taxa de oxidação da gordura. Ok, e o que isso significa? O professor explica melhor.

FOTO: Instagram/@brunabragafit

FOTO: Instagram/@brunabragafit

“Quando estamos fazendo exercícios intensos e com intervalos pequenos, nossa energia acaba mais rápido e, consequentemente, usamos a gordura como fonte de energia. Isso vai fazer com que a queima da gordura seja maior”.

4. NÃO, você NÃO vai ficar com corpo de fisiculturista!

Mulheres não possuem quantidade suficiente de hormônios anabólicos (como a testosterona). Por mais pesado que seja o treino, ficar “musculosa”, com ombros largos e bíceps grandes, jamais será uma possibilidade se você treina naturalmente (sem utilizar outros recursos).

“Até mesmo os homens lutam com todas as armas disponíveis na tarefa de ganhar massa muscular e mesmo tendo, naturalmente, mais testosterona que a mulher”, afirma Inácio.

 




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