São Luiz RioMar

10 sinais do corpo que você precisa saber durante a gravidez

Alguns sintomas aparecem em mais da metade das gestantes, especialmente nos três primeiros meses

30 de novembro de 2015
FOTO: Divulgação

FOTO: Divulgação

A gestação é um mar de descobertas e de novas sensações para a mulher. Afinal, um novo hóspede está chegando para ficar e, para isso, o corpo precisa se adaptar para recebê-lo. Porém, para as mamães de primeira viagem, essas mudanças podem parecer uma incógnita. Elas aparecem em mais da metade das gestantes, especialmente nos três primeiros meses, e são provocados por alterações hormonais.

Então, nada de pânico! Nossa equipe, com a colaboração da ginecologista e obstetra, Dra. Denise Vasconcelos, de Fortaleza, listamos alguns sintomas normais de gravidez que você precisa saber!

1 – Náuseas, vômitos e tonturas

Eles aparecem em mais da metade das gestantes especialmente nos três primeiros meses e são provocados por alterações hormonais.

 

2 – Azia

Também está ligada a atuação de hormônios que agem nessa fase da vida e deixam a digestão mais lenta e ao acúmulo de gases no estômago.

3 – Salivação em excesso

Muitas gestantes nem se dão conta do que exatamente está acontecendo, mas se sentem incomodadas com o excesso de líquido acumulado na boca.

4 – Flatulência e constipação

O excesso de gases surge por causa da ação de hormônios que deixam o funcionamento intestinal mais lento.

5 – Cólicas e dores abdominais

Se a intensidade do incômodo for leve, não há razão para preocupação.

6 – Problemas urinários

É normal que o número de vezes que a mulher vá ao banheiro aumente com o crescimento do feto e a consequente compressão da bexiga.

7 – Dor ou tensão nas mamas

Elas são comuns desde o início da gestação em graus variáveis por causa do aumento de circulação na região e, consequentemente, do seu maior volume.

8 – Corrimento vaginal

Se ele for leitoso, sem cheiro e sem cor é normal por causa das alterações hormonais e o aumento de fluxo sanguíneo nessa parte do corpo durante a gestação.

9 – Inchaço nas pernas e pés

As mudanças hormonais alteram o retorno venoso durante a gravidez, o que leva à elevação na retenção de líquidos.

10 – Dor nas costas

Elas aparecem especialmente por causa do aumento do peso da barriga e a mudança no eixo de gravidade do corpo.

Fiquem atentas. Se você está tentando engravidar e está tendo os sintomas acima, não deixe de procurar sua ginecologista!




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: