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Recreio saudável

Opções saborosas e nutritivas para o lanchinho da molecada

11 de outubro de 2016

Elas adoram comidinhas diferentes e, sobretudo, saborosas. Por esse motivo, as mamães precisam rebolar para montar uma lancheira interessante para a criançada e acabam indo para a solução mais prática e nada saudável: os industrializados.

 

Vilões da lancheira

 

viloes-da-lancheira

Alimentos industrializados são ricos em gorduras ruins, sódio e açúcares.

1 – Biscoito recheado: rico em açúcar e, na maioria, gordura trans. Uma alternativa mais saudável são os biscoitos simples sem recheio, livres de gorduras, como os de cacau com aveia, por exemplo.

2 – Salgadinho de pacote: contém teores muito elevados de sódio e gorduras saturada e trans. Podem ser substituídos por pipoca, castanha de caju natural ou salgadinhos integrais, tomatinho cereja ou ovo de codorna.

3 – Refrigerante e sucos de caixinha: os refrigerantes têm açúcar e conservantes em excesso, ácido fosfórico, corantes e outros componentes químicos que podem contribuir para o desenvolvimento de doenças no futuro. Já os sucos possuem tanto quanto ou até mais açúcar que os refrigerantes. O ideal é não colocar na lancheira e não incentivar o seu consumo, pois pode influenciar na formação do paladar da criança. Você pode substituir por suco natural, pela própria fruta in natura ou mesmo optar por água de coco ou água mineral.

4 – Bolinhos industrializados: Assim como os itens anteriores, contém açúcar em grande quantidade, tanto para conservar quanto para aumentar o volume do produto e diminuir os gastos de produção. Além de conter gordura trans, conservantes, aromatizantes e corantes. Opte por bolos caseiros, substituindo ingredientes.

De acordo com a especialista em nutrição materno infantil, Alice Bastos, de Fortaleza, é importante optar por lanches mais saudáveis, já que é uma refeição diária que irá repor e agregar nutrientes e energia para o aprendizado e assimilação das informações dos conteúdos da escola. “É importante ficar atento na leitura de rótulos durante as compras e evitar ao máximo opções industrializadas repletas de açúcar, conservantes, corantes e aditivos”, afirma a nutricionista.

 
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Monte lancheiras do bem

 

SEGUNDA

Recreio saudável

Um lanche rico em sabor e saúde para o seu pequeno

– Bolo integral de cenoura com calda de cacau
– Água de coco na garrafinha térmica
– Uvas

Dica: Prepare o bolo substituindo a farinha branca por farinha de aveia e/ou farinha de trigo integral; a margarina por azeite ou óleo de coco; o açúcar branco pelo demerara ou açúcar de coco; o leite de vaca por leite de coco, leite de castanha, leites vegetais ou suco de fruta e utilizando sempre bases nutritivas: cenoura, banana, maçã, maracujá, laranja, etc.

TERÇA

– Cookies Integrais
– Iogurte natural (sem adoçantes e sem corantes)
– Gominhos de tangerina

QUARTA

– Tropical de Frutas (2 a 3 opções de frutas picadinhas com gotinhas de limão para não oxidar)
– Granola
– Castanha de Caju Natural sem sal

Obs: As frutas são alimentos indispensáveis na lancheira!

QUINTA

– Ovo de Codorna
– Biscoito Integral salgado
– Suco de Uva com beterraba

SEXTA

– Pipoca (preparar com óleo de coco ou azeite)
– Suco de abacaxi com hortelã
– Palitinhos de goiaba (cortar em palitos finos)

 

Serviço

 

Alice Bastos
Nutrição Materno Infantil
Nutrição com amor para gestantes, bebês e crianças
(85)30656146 | (85) 91214040




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