Telesaúde

Governador Camilo Santana anuncia medidas para conter o coronavírus no Ceará

Estão sendo feitos investimentos para melhor atender os pacientes com o novo coronavírus no sistema público de saúde do Ceará

20 de março de 2020
O governador reforça a importância do isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus. Foto: reprodução

O governador reforça a importância do isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus. Foto: reprodução

O governador Camilo Santana decretou, durante a semana, uma série de ações locais para conter o avanço do número de casos do novo coronavírus no Ceará, atualmente em Estado de Emergência de Saúde Pública. Dentre as medidas, estão:

  • Suspensão de qualquer evento público no Ceará acima de 100 pessoas;
  • Suspensão de atividades em escolas e universidades públicas, estaduais e municipais de Fortaleza por 15 dias;
  • Suspensão de visitas a todas unidades prisionais do Estado;
  • Suspensão de férias de todos os servidores de saúde do Estado;
  • Obrigatoriedade da higienização dos transportes públicos, pelo menos uma vez ao dia;
  • Criação da rede de TelesSaúde da Sesa, ampliando o atendimento para diminuir a procura a unidades públicas. As pessoas que estiverem com algum sintoma devem ligar para o 0800-275-1475 e terão todas as orientações dadas por um profissional de saúde.

> Coronavírus: saiba quais são os cuidados necessários no dia a dia

> Coronavírus: Ceará em estado de emergência de saúde pública

> Coronavírus no Brasil: tire suas dúvidas sobre a doença

Camilo divulgou, também, que serão colocados à disposição da população mais 600 unidades de terapia intensiva (UTI’s), além das 740 já existentes no serviço público estadual, e 10 mil kits de teste rápido para o coronavírus.  Para proteger profissionais e usuários do sistema público de saúde, foram providenciadas 100 mil máscaras e 400 mil litros de álcool em gel.

Isolamento social

O governador ressaltou, ainda, a importância do esforço coletivo para conter a propagação do vírus. “Esse é um problema mundial que precisamos enfrentar conjuntamente de forma coordenada. No mundo inteiro as medidas mais acertadas e que diminuíram o fluxo do vírus na população foi o isolamento da população. A minha recomendação e o meu apelo é que todos permaneçam em casa nos próximos dias, que os comércios não funcionem e que só saiam em extrema necessidade. É importante neste momento somarmos esforços para combater esse vírus, com solidariedade, de forma coordenada e conjunta. Somente dessa forma a gente consegue diminuir esse fluxo do vírus e a contaminação”, pediu Camilo.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: