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Estresse: você tem que ter!

Saiba como ele é essencial para te manter vivo

23 de setembro de 2014

estresseHoje (23/09) é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Estresse. Quando se fala em estresse, a imagem que vem à cabeça é de uma pessoa triste, preocupada e sem ânimo.

De fato, o estresse em níveis elevados causa esses sintomas. Mas o que você talvez não saiba é que existe um estresse bom ou eustresse.

O eustresse estimula e motiva a pessoa a lidar com determinadas situações e todos mundo tem que ter a sua “dose diária” de estresse.

Funciona como uma mola compulsora que dá energia. “O estresse em seus níveis mais elementares vai te deixar alerta, preparado para respostas. Até mesmo pra correr, para lutar, para vencer”, afirma o psicólogo Tauily Taunay, de Fortaleza.

A adrenalina e a cortisona são hormônios acionados no momento do estresse. O importante nesse processo é o momento do relaxamento, que faz com que a recuperação seja tranquila. Pesquisa realizada por Taunay mostra que a meditação é um excelente método nesse processo de recuperação do organismo.

Segundo o psicólogo, o problema é quando esse estresse aumenta de níveis e permanece por horas, dias ou meses. Isso se deve a inúmeros fatores, como crises de relacionamento, desemprego, dificuldades no trabalho. Aí vêm os problemas como doenças dermatológicas, cardiovasculares e até mesmo a depressão.

Cerca de 80% da população brasileira é afetada pelo estresse e, dessa porcentagem, 30% está em nível crítico, quando o estresse é crônico e já acarreta outras doenças. “Quanto mais alto o nível de estresse, mais o organismo é consumido”, conclui.

Relaaax

Não existe uma fórmula secreta para curar o estresse, já que cada um sabe a dificuldade de conviver com os próprios problemas. Mas existem algumas dicas que podem te trazer o estresse necessário, sem exageros.

1. Procure fazer atividades que te proporcionem prazer. Não significa que você não vai passar por momentos de sufoco, mas quando se faz o que gosta, as obrigações deixam de ser sacrificantes.

2. Evite procrastinar-se. Faça hoje o que pode ser feito hoje. Não deixe tarefas para amanhã, pois ficamos ligados mentalmente nas obrigações que não foram concluídas, o que causa mais ansiedade.

3. Elimine compromissos desnecessários. Aprenda a dizer “não” para coisas sem perspectiva de crescimento. A vida já é cheia de encontros e compromissos. Selecione o que realmente importa.

4. Observe o seu corpo. As pessoas geralmente ignoram os sinais (tensão muscular, hipertensão, ansiedade) do organismo. Não deixe para ir ao médico quando estiver na fase mais avançada do estresse, a exaustão.

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Serviço:

Tauily Taunay

Psicólogo neurocientista




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