AL – Dezembro 2019 (1)

Chás são aliados na hora de amenizar os exageros pós-festas

Os chás são ótimos aliados contra aquele inchaço na barriguinha

4 de janeiro de 2019

Férias, recesso e festas são períodos em que os excessos na comilança e na ingestão de bebidas costumam causar o aumento de peso e algumas gordurinhas extras. Os chás são ótimos aliados contra aquele inchaço na barriguinha causado pelos exageros de comida e bebida.

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Com a chegada do Ano Novo,  chegou a hora de tentar compensar os exageros. Primeiro de tudo, não se desespere. É comum e normal passar um pouco da conta e comer e beber um pouco mais. Não se cobre tanto. Para voltar à rotina e ter uma dieta mais regrada comece a ingerir mais frutas e verduras. Dispense os industrializados. Opte sempre pelos alimentos naturais. Não descuide da hidratação. Os chás podem ser grandes aliados. Além de diuréticos, podem amenizar o inchaço. Confira quais as melhores opções:

Chás

A nutricionista Cinthia Queiroga destaca que chás de boldo, chapéu de couro, alecrim, garra do diabo, espinheira santa e dente de leão têm ação digestiva, diurética e hepatoprotetora que ajudam o trato gastrointestinal a funcionar melhor e assim, são as melhores opções para minimizar os sintomas “pós festas”.

Estas ervas têm ação diurética, anti-inflamatória e espasmolítica, analgésica, estimulante digestiva e hepática e levemente laxativas. Os princípios ativos são muitos e podem variar de acordo com cada erva. Mas, em sua maioria, seus constituintes são flavonóides, alcaloides, sais minerais, heterosídeos iridóides e cardiotônicos, e taninos. 4. É possível fazer uma combinação com mais de uma erva para obter todos esses benefícios, visto que cada uma contém suas peculiaridades.

Dica da nutri:

Sugestão para o preparo de 500ml de chá:

ferver 500ml de água. Desligar o fogo e adicionar 5g de espinheira Santa, 5g de chapéu de couro e 5g de boldo (aproximadamente 1 col. Chá de cada erva). Deixar em infusão por 10 minutos, coar e beber 1 xic. 3x/dia.

Pode ser batido com uma fruta, como limão, maracujá ou abacaxi e armazenado em recipiente de vidro na geladeira.

ALERTA! É importante ressaltar que o consumo de chás deve ser orientado por nutricionista ou fitoterapeuta e não deve ser consumido em caso de gravidez ou lactação.

Quantidade

De acordo com a nutricionista, no geral, para fins terapêuticos, a quantidade de chá recomendada é de 2 a 3 xícaras, a depender da erva utilizada.

Sobre os excessos de bebida e comida:

Para a profissional, “o ideal agora é retomar a rotina saudável (e se não tinha, começar) com alimentação equilibrada, exercícios e caprichar na hidratação, porque o corpo se recupera com mais facilidade não apenas dos alimentos que foram ingeridos, mas também devido ao consumo de bebidas alcoólicas. É importante também ingerir frutas ricas em água, como o abacaxi e a melancia, também são dicas válidas”, afirma a nutricionista.

O consumo de água e sucos naturais também é a orientação quando o excesso for de alimentos. A profissional recomenda que sejam evitados, nesse início de ano, alimentos com alto teor de sódio, como os embutidos e ultraprocessados, pois causam a sensação de inchaço e retém líquido. “A ingestão de chás com ação diurética e digestiva pode ajudar no processo natural do corpo de destoxificar e eliminar as impurezas do corpo. Assim, naturalmente o organismo volta a funcionar normalmente e o corpo volta a forma”, alerta Cinthia.




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